11/12/11

Quem?

José Manuel Fernandes no Blasfémias - "Durante anos parecia ter-se chegado ao consenso de que temos feriados a mais e que a sua associação às nossas famosas “pontes” não contribuiria por aí além para a produtividade nacional. Todos pareciam estar de acordo, até porque também criticavam a alegada falta de coragem de sucessivos governos que não tocavam nos sacrossantos feriados, pontes e tolerâncias de ponto"

Quem são esses "todos" que, até à pouco tempo, estariam de acordo que tínhamos feriados a mais? Tirando meia dúzia de pessoas, não via ninguém dizer isso.

Já agora, relembro que a produtividade é calculada dividindo a produção pelo número de horas trabalhadas; reduzir os feriados reduz tanto o numerador como o denominador, logo só por aí não vai aumentar a produtividade.

Finalmente (já disse isto montes de vezes, mas ninguém me responde), qual é o grande problema que tanta gente parece ter com as "pontes"? Uma "ponte" é apenas um dia de férias que é marcado para uma determinada data em vez de ser marcado para outra data qualquer. Que mal é que isso faz?

1 comentários:

Anónimo disse...

No sector privado é um dia de férias, não há problema algum, mas no sector público quando sob tolerância de ponto, era uma "borla". Não me diga que não sabia disso...