"Do ponto de vista etimológico, a palavra "autonomia" tem origem grega, formada pelo adjetivo autos, que significa "o mesmo", "ele mesmo", "por si mesmo" e pela palavra nomos que significa compartilhar","instituição","uso","lei","convenção", competência humana, "dar-se nas suas próprias leis" e implica propriedade constitutiva da pessoa humana, na medida em que lhe cabe escolher as suas normas e valores, fazer projetos, tomar decisões e agir em consequência dessas escolhas. (...)
(...) Autonomia só existe enquanto atitude coletiva ligada à autossuficiência, autossustentação, autogestão e emancipação no sentido de cada ser humano se definir e ocupar um espaço próprio na sociedade. (...)
(...) a autonomia só pode ser entendida no âmbito do rompimento com as políticas sociais e culturais instituídas, muitas vezes perpetuadas no tempo, manifestadas em muitas situações pela dependência, pela submissão, pelo conformismo e pela alienação. (...)
(...) No conceito de Autonomia duas condições são essenciais: a liberdade (independência do controle de influências) e a ação (capacidade de ação intencional). Desta forma, o indivíduo autónomo age livremente de acordo com o seu próprio plano de vida. Uma pessoa sem autonomia ou com autonomia diminuída ou fragilizada é incapaz de deliberar ou agir conscientemente. (...)"
16/12/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário