19/03/12

O sentimento nacional está vivo e mata

Três crianças e um adulto foram abatidos a tiro à porta de uma escola judaica de Toulouse, no Sudoeste de França, por um homem que se pôs em fuga numa "scooter". A análise balística revelou que a arma usada foi a mesma que a utilizada em dois ataques distintos contra quatro homens, três militares e um paramilitar, durante a semana passada, e que fizeram três vítimas mortais.
(…)
As quatro vítimas mortais são um professor de religião, de 30 anos, e seus dois filhos, de seis e três anos, bem como uma outra criança, de dez anos, indicou o procurador da República Michel Valet. Um adolescente de 17 anos ficou também gravemente ferido.

O ataque ocorreu pouco depois das 8h (menos uma hora em Portugal continental), numa altura em que os alunos daquele colégio-liceu – frequentado por cerca de 200 crianças e adolescentes – e respectivas famílias se concentravam à porta do estabelecimento de ensino, que fica numa zona residencial.

O atirador de Toulouse “disparou contra tudo o que tinha à frente, crianças e adultos, e algumas crianças foram perseguidas no interior da escola”, disse à imprensa o procurador Michel Valet.
(…)
Este ataque acontece dias depois de três militares terem sido mortos a tiro, em dois ataques distintos, perpetrados por um homem montado numa scooter na mesma região de França. Primeiro, um paramilitar de 30 anos foi baleado fatalmente numa área residencial de Toulouse a 11 de Março. Quatro dias depois, a 15 de Março, dois soldados foram mortos e um terceiro ficou ferido quando usavam um multibanco na localidade de Montauban, a cerca de 50 quilómetros de Toulouse.
(…)
A análise às munições revela que a mesma arma foi usada na escola e em Montauban, avança a rádio Europe 1.
(…)
Na ausência de pistas sobre a motivação destes homicídios, é fácil também ver neles uma motivação racista — anti-semita ou anti-islâmica, devido à identidade das vítimas, uma vez que os militares mortos eram de origem magrebina.

21 comentários:

Anónimo disse...

Alguém sugeriu que se pode tratar de uma acção encoberta dos serviços secretos franceses. É uma hipótese muito mais interessante para desbravar.

Luís Teixeira Neves

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Luís Teixeira Neves,

não nego que seja uma hipótese interessante, mas gostaria que V. fundamentasse um pouco mais os respectivos considerandos.

Por outro lado, faço-lhe notar que, ainda que essa hipótese viesse a revelar-se verdadeira, isso em nada afectaria e tese que o título do meu post sustenta - quando muito, por escrúpulo, eu poderia modulá-lo, transformando-o em "O interesse nacional está vivo e mata".

Cordialmente

msp

Anónimo disse...

Tudo leva a crer, segundo o Libération desta manhã actualizado em contínuo, que o suspeito é um antigo combatente ligado ao Al-Quda, e que, no regresso a casa na região toulousina foi possuido pelos sindromas de uma nevrose obsessiva assassina. A hipótese de " golpe " policial manipulado nunca esteve em questão, mas sabe-se, com efeito, que as " sementes de ódio " contra os emigrantes insertos nos discursos de Sarkozy dos últimos tempos podem conduzir ao irremediável...Salut! Niet

Anónimo disse...

A esquerda caiu completamente no anti-semitismo e nas teorias da conspiração. Ou então cai no misticismo new age da agricultura biológica e das medicinas alternativas. Miséria imensa.

Diogo disse...

As ações terroristas contra civis são sempre de origem governamental.

Anónimo disse...

Oh, sr. anónimo das 18.58, deixe-se de tretas e diga lá como quer alterar o actual sistema. Tem premissas erradas e perigosas: a verdadeira esquerda não é nem pode ser anti-semita; e muito menos aposta na conspiração à la Blanqui ou Babeuf. Milhares de páginas críticas perpassam por todo este blogue sobre tais falsas teses...O sr. esdtá equivocado, pelo menos. " Este preconceito- o último da série: Deus, Propriedade, Governo existe ainda; e é um perigo para a próxima Revolução. Mas podemos já aferir que balança e treme. Cuidaremos nós próprios dos nossos problemas sem esperar as ordens do governo; e ignoraremos todos os que se tentem impôr, sob a forma de padres, de proprietários ou de governantes, gritam já os proletários ". (P.Kropotkin,A Comuna de 1871). Niet

Anónimo disse...

Os franceses estão a operar secretamente com grupos islâmicos na Síria (aliás, como já fizeram na Líbia) e não querem perturbações. Isto, além do mais, foi um recado para o senhor Benjamin Netanyahu.

Luís Teixeira Neves

Anónimo disse...

Eu não sou francês e não tenho ou pretendo justificar o que eles fazem ou deixam de fazer, mas porque você fala em mortes, seguramente as houve e de inocentes, seguramente o interesse, nacional ou não, em França como em qualquer outro lugar, mata,também lhe digo que os franceses, também seguramente, não estarão muito interessados em que lhes aconteça o que aconteceu aos noruegueses no ano passado. Mas, acima de tudo, não quererão ser incomodados na condução das suas políticas.

Luís Teixeira Neves

Anónimo disse...

Agora, naturalmente, uma acção encoberta é uma acção encoberta e uma acção encoberta não é para descobrir ou ser descoberta. Agora que o presumido autor do atentado está morto... Em todo o caso o rabo do gato fica sempre a descoberto. Para o bom entendedor. Ou então como é que o senhor Benjamim Netanyahu entenderia a mensagem e se apressaria, como se apressou, a acusar a sua recepção?!

Luís Teixeira Neves

Ana Cristina Leonardo disse...

A História está cheia de exemplos escabrosos de "acções encobertas". Todas elas, porém, assentam numa "janela de oportunidade" (talvez seja até o que aconteceu com o Strauss- Kahn que gostava demasiado de apalpar o rabo às senhoras). É essa "janela de oportunidade" que torna as teorias conspirativas, enquanto explicacão do real com laivos de transcendência, tão pouco interessantes. No caso concreto, talvez Luís Teixeira Neves queira "desbravar essa hipótese". Mas se, como diz, "uma acção encoberta é uma acção encoberta e uma acção encoberta não é para descobrir ou ser descoberta", então, de facto, entramos no puro delírio místico.

Miguel Serras Pereira disse...

Nem mais, Ana.
Deixa-me glosar um pouco o teu mote: as acções encobertas, lá que as há,há. Mas sabemo-lo porque há algumas que são descobertas, indicando a probabilidade da existência de outras. No entanto, só podemos de facto falar de uma acção encoberta que cuja existência tenhamos descoberto. Caso contrário, estamos feitos ao místico bife a que aludes. O meu post talvez seja uma acção encoberta de alguma organização anarquista ibérica clandestina; o comentário do Luís Teixeira Neves é uma acção encoberta dos servços secretos islandeses; as tuas observações são um interessante caso de acção encoberta do sector mais radical do PEN - e assim sucessivamente.
Mas não escreve O Pêndulo de Foucault quem quer, ainda que O Pêndulo de Foucault oscile, por vezes, demasiado previsivelmente para meu gosto.

Anónimo disse...

Começa-se pelo rabo do gato. Nada de delírio. Nada de místico.
O autor, com o currículo que lhe era conhecido, regressa a casa e não é colocado sob observação, começa a matar e não é logo parado, dirige-se ao colégio judaico de Toulouse e tem logo a sorte de encontrar duas crianças que, como as demais, podiam ser só francesas e judias, mas que por mero acaso até eram israelitas...
Claro que eu sei que o Miguel Serras Pereira a propósito do 11/9 continua a acreditar na versão oficial... Uma espécie de culto ao imperador romano que ele perfilha.

Luís Teixeira Neves

Anónimo disse...

O atentado contra a redacção do Le Canard Enchainé, pese embora a sua singeleza, foi muito profissional. Aliás a sua singeleza é só aparente e, de facto, ela até é marca do profissionalismo da sua execução. Conjuntamente com o timing preciso. E com o resultado, claro. Nem os visados se queixaram. E até acabaram por pedir desculpas...

Luís Teixeira Neves

Anónimo disse...

Quanto às nevroses obsessivas assassinas, deixo aqui uma ligação para um artigo interessante do Robert Fisk: http://www.esquerda.net/artigo/o-massacre-no-afeganist%C3%A3o-n%C3%A3o-foi-loucura/22403

Luís Teixeira Neves

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Luís Teixeira Neves,

onde é que descobriu que eu acho que a versão oficial do 11 de Setembro esclarece os factos, não dissimula muita coisa grave, e por aí fora?

Mas não podemos confundir a crítica ou denúncia da versão oficial com a adopção de uma versão completa, couraçada de coerência, politicamente conveniente para estes ou aqueles interesses geoestratégicos ou ideológicos, mas indemonstrável e solidamente à prova dos factos. Não será o seu caso, mas há quem à versão oficial das autoridades americanas se limite a opor a propaganda oficial e grosseiramente forjada de outras potências ou aspirantes a essa condição.

Cordiais saudações democráticas

msp

Anónimo disse...

Justamente, L.T. Neves, a nevrose obsessional assassina subverte todos os mitos porque liquida todos os imperativos morais da ordem humanista universal... De um texto muito comentado de Philippe Murray- "Caros Djihadistas ", estes tópicos muito importantes: " Fomos nós que vos fabricámos, vocês djidaistas e terroristas, e hão-de acabar por ficarem prisioneiros desta semelhança. A vossa radicalidade, fomos nós que a fornecemos. Podemos fazê-lo porque somos indiferentes a tudo, e aos nossos próprios valores. Vocês já não nos podem matar, porque já estamos mortos. Vocês julgam que nos combatem, mas sois inconscientemente dos nossos, vocês já foram assimilados. Nós acabaremos por vos vencer porque nós estamos já mais mortos do que vocês ". Sobre o papel da França nas "guerras" do Médio Oriente,caro L.T. Neves, não se esqueça que os serviços USA dominam a quase a cem por cento em todos os patamares...e fornecem todo o material". Salut! Niet

Anónimo disse...

Miguel Serras Pereira, o que alguém no Irão possa dizer sobre o 11/9 interessa pouco. Interessa isso sim o que muitos norte-americanos dizem sobre o mesmo. Muitos norte-americanos que não propriamente taxistas, mas arquitectos, engenheiros e por aí fora, isto é pessoas qualificadas em áreas profissionais para a apreciação do caso.
Voltando a Toulouse... O suposto assassino foi morto. Poderia ter sido capturado com vida? Creio que sim. Seguramente por ele não vamos descobrir que afinal o seu contacto com a Al-Qaeda era afinal um agente dos serviços secretos franceses. Agora... não lhe inventem um curriculum muito comprido porque ele era muito novo. E foi, sim, um combatente, mas no exército francês de onde foi expulso.

Vi fotografias do assassino e das suas vítimas, incluso das crianças mais pequenas que tinham nacionalidade israelita. Todos parecem ser de ascendência magrebina.

Niet, foi notícia há pouco a captura pelas forças leais a Assad de cerca de duas dezenas de militares franceses. Naturalmente a França estará a operar em coordenação com os EUA.

Luís Teixeira Neves

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Luís Teixeira Neves,
concordo mais com umas coisas do que com outras que V. diz. Mas confesso que não vejo bem bem de que é que acusa o meu post nem onde quer V. chegar. Admito que seja incapacidade minha. Mas lá que isto parece uma conversa de surdos, creio bem que sim. E é pena.

Cordialmente

msp

Anónimo disse...

L.T. Neves: Andei à procura de Infos sobre a detenção dos elementos das tropas especiais francesas na Síria, e nada. Procurei no flash-back do Libé, do Monde, da Marianne, etc. E fui ao MiddleEastchannel- e também nada. O que constatei foram declarações muito "humanistas" de Alain Juppé, MNE francês, a afastar qualquer hipótese de intervenção militar e a clamar pela criação de zonas livres para auxílio aos refugiados na fronteira turca. Por certo, o L.T..N está a fazer confusão...Salut! Niet

Anónimo disse...

Não estou, Niet, mas, desculpe-me, agora não me é fácil localizar a que foi a minha fonte de informação. Concretamente se são tropas especiais ou qualquer outra espécie de "tropa" não lhe sei precisar.
Não será nada que não tenham já feito na Líbia, não?!

Luís Teixeira Neves

Anónimo disse...

Caro L.T.Neves: O que apurei num diário magrebino em língua francesa, resume-se a isto: no dia 20 do corrente, grupos de militantes da AL.Síria( Exército de Libertação Sírio)travaram duros combates nas ruas envolventes do bairro sudoeste de Damasco, onde estão situadas diversas embaixadas e as instalações dos comandos das diversas forças repressivas de Bachar-Al Assad. Uma semana antes, Kofi Anann tinha-se deslocado à capital síria e proposto um plano de cessar-fogo. Salut! Niet