03/02/15

Alterar juros ou prazos de pagamento vs. abater o valor da dívida

Há alguma diferença real? Não.

Imagine-se que eu tenho um dívida de 1000 euros, a um juro de 2%, para pagar em 10 anos (uma prestação todos os anos, no fim do ano).

Em cada ano, pago uma prestação de 111,36 euros (juros+amortizações), e ao fim de 10 anos tenho a dívida paga (e paguei ao todo 1.113,60 euros).

Se conseguir renogociar o valor da dívida para 950 euros, vou pagar 105,77 euros por ano (1.057,70 euros ao fim de dez anos).

Se, em vez de conseguir um abatimento no valor da dívida, conseguir renegociar o juro para 1,033%, vou pagar 105,77 euros por ano (no total de 1.057,70 euros).

A grande diferença - por qualquer razão psicológica, "reduzir juros" soa como uma coisa mais branda do que "reduzir o valor da dívida".

Os prazos de pagamento é mais complicado, mas o raciocinio final é parecido (um caso extremo - se se prolongar o prazo de pagamento até ao infinito e reduzir os juros a 0%, isso é a mesma coisa que perdoar pura e simplesmente uma dívida).

3 comentários:

Anónimo disse...

Tudo bem,indomável Miguel Madeira.Mas sabemos que a economia é a politica concentrada. O que se verificou, a uma velocidade estonteante, é que a administração Obama entrou na " dança " da resolução do processo de reestruturação da divida grega, lançando avisos e projectos. Tudo por causa da retoma frágil da economia USA e afastar o espectro da Rússia, a que uma prolongada crise europeia iria, movida pela questão grega, causar grandes contratempos...Varoufakis e James Galbraith escreveram um artigo no NY. Times, em Junho de 2013, a jurar que " Tsipras doesn´t want to pick a fight with Washington "...Niet

Miguel Madeira disse...

Ainda sobre isto:

http://destrezadasduvidas.blogspot.pt/2014/03/eufemismos.html

Anónimo disse...

So ha uma coisa que nao entendo, como eh que uma divida social tem que ter juros AKA lucro, nao entendo. Mas tambem nao quero.

Tocaste no assunto de alargar o prazo, obviamente que ate ao infinito nao faz sentido. Mas acho a unica opcao viavel para qualquer pais com dividas e um fraco desenvolvimento. Agora falando em desenvolvimento...isso eh a VERDADEIRA questao. ;)

(Teclado nao Portuga)