14/05/15

Jaime Nogueira Pinto sobre o conflito Islão-Ocidente

É impressão minha ou o quase fascista Jaime Nogueira Pinto defende aqui ideias sobre o suposto conflito entre o "Islão" e o "Ocidente" não muito diferentes da que alguns "progressistas multiculturalistas" também defendem?

Duas coisas que me ocorrem acerca disto:

- Uma é o que já está implícito no meu primeiro parágrafo - a semelhança que por vezes ocorre entre as duas posições (comparar a conversa vaga de JNP sobre as pessoas com convições religiosas que se sentem ofendidas por piblicações como o Charlie-Hebdo e as leis que não se cumpriam porque os tribunais recusavam as queixas dos muçulmanos com a conversa também algo vaga de Boaventura Sousa Santos sobre o negócio intercultural). É verdade que concordar com o JNP não é forçosamente um mal - até eu concordo com muito do que ele diz sobre o papel do imperialismo ocidental.

- Se fosse alguém de esquerda a dizer algumas coisas que ele diz, os blogues de direita e o Observador já estariam cheios de artigos a acusar a esquerda de cúmplice/aliada/admiradora dos jihadistas.

1 comentários:

joão viegas disse...

Ola Miguel,

Li a entrevista e, peço perdão, mas achei mais um exemplo da nossa maneira bem portuguesa de encher a boca com referências historicas mas de falhar redondamente logo que se trata do que é pratico e determinante.

Fui critico em relação a algumas capas do Charlie e, de uma maneira geral, sou considerado como um vil multiculturalista daqueles que trazem escondido no bolso, sem saberem, a invasão muçulmana do jardim europeu e também o fim do mundo em cuecas.

Agora uma coisa parece-me insofismavel : em França, em Portugal, no Reino Unido, nos EUA e até nalgumas regiões da Laponia oriental, as caricaturas do Charlie Hebdo, mesmo as menos felizes, sempre foram LEGAIS e não vejo como é que alguém pode imaginar que um tribunal possa dizer o contrario.

Uma ideia tão peregrina apenas pode nascer na mente de uns desgraçados completamente perdidos, ou então de terroristas que obviamente não representam ninguém e que teriam posto bombas em nome da avozinha deles se assim lhes tivesse calhado.

Ja alguém reparou que fazer o amalgama entre os idiotas do tiroteio e "os muçulmanos" é mais ou menos tão cretino como assimilar o Breijvik aos "cristãos" e ao "ocidente" ? Uma evidência que passou claramente ao lado da mente do brilhante Nogueira Pinto...

Portanto tenho pena, mas o dito cujo tera com certeza analises de enaltecer no campo do quasi-fascismo que lhe é familiar, mas não vejo grandes méritos nesta entrevista.


Bom, mais uma vez excedi-me um bocado. Mas enfim, a defesa da caricatura tem por vezes de ser caricata...

Abraço forte