11/03/17

A CAIXA NEGRA

PERDAS DE CRÉDITO - vulgo crédito mal parado - 3 mil milhões de euros;
DESPEDIMENTO DE TRABALHADORES -  2218  - 25% dos trabalhadores da empresa;
ENCERRAMENTO DE BALCÕES - 181 -  Cerca de 20% dos balcões existentes.

O crédito mal parado que os gestores da caixa resolveram retirar do balanço - deixando de funcionar como imparidades - ascendeu a 3.000.000.000,00 euros. Trata-se de projectos imobiliários falidos, muitos deles - não sabemos quantos - fraudulentos. e esquemas que permitiram o enriquecimento instantâneo de quem lhe saiu o euromilhões de os ver aprovados pelo banco público.
Nunca foi tão adequada a expressão "transferência de bens públicos para mãos privadas".

Por isso temos todos que compreender que o nome dos senhores empresários que pregaram os calotes na Caixa e que recorreram ao nosso bolso para pagar os buracos com que implodiram  a sua solidez, não devem ser divulgado. As pessoas merecem sossego. O país ainda tem muito a esperar delas. Sob novas roupagens muitos deles virão de novo à Caixa, fazer aquilo que melhor sabem: pedir crédito de milhões e ajudar, dessa forma, Paulo Macedo a tornar a caixa rentável. Com as novas taxas cada um desses empréstimos renderá dezenas de milhares de euros, vai ser uma rentabilidade brutal.

Ver as contas do Dominguez é uma inevitabilidade constitucional. O país discute a coisa e as suas imensas variantes desde o Verão. Saber quem foram os figurões que sacaram 3 mil milhões aos nossos bolsos não pode ser. Nunca se sabe quem nos poderia sair na rifa.

Estamos perante um verdadeiro milagre. O milagre de transformar uma Caixa falida numa Caixa prestes a ser rentável. Era desse milagre que eu falava. Prefiro estes milagres aos que a Teodora Cardoso referia, estes são nosso, têm a nossa assinatura, saíram-nos do pelo. Somos nós os pobres(!!!) contribuintes que vamos recapitalizar a Caixa. Os que sacaram os 3 mil milhões, esses não se quiseram associar ao projecto, preferiram deixar o dinheiro a salvo nos offshores,  e da reputação nem se fala. Estão protegidos da populaça invejosa e pobre, pelo anonimato. A Caixa para eles funcionou como uma Caixa segura, uma verdadeira CAIXA NEGRA irrecuperável. Informação nela depositada é segredo oficial que vai com cada um para a cova.

Ainda bem que foram contratar o senhor  Paulo Macedo para conduzir esta operação. Trata-se de mudar a Caixa que passará por força dessa mudança a ser rentável. Esse é o principal objectivo. A verdadeira orientação estratégica. Todo um novo projecto. Uma alteração de fundo.  O primeiro resultado está já concretizado: os que sacaram três mil milhões a partir deste momento já não devem nada à Caixa. Depois deste resultado tão expressivo nada melhor que continuar na mesma linha. Mandar embora 25% dos trabalhadores e fechar mais de 20% dos balcões, parece uma boa solução e é inovadora, porque nunca ninguém se tinha lembrado disto. Fazer os trabalhadores pagarem parte da factura e reduzir a acessibilidade aos portugueses, que já fazem tudo na Internet, é inovador não é?
O que são 25% dos trabalhadores e 20% dos balcões quando se trata de limpar 3 mil milhões de euros do balanço? Uma ninharia.

Se não existisse um Governo do PS apoiado pelas esquerdas seria possível realizar uma operação desta natureza, sob a mão firme de um timoneiro como Paulo Macedo? Não nos parece. Afinal não é a esquerda que, melhor do que ninguém, é capaz de reconhecer a importância estratégica da Caixa e as vantagens de manter uma caixa pública, gerida como um banco... privado, para servir os privados à  ...custa dos contribuintes.

Estão-me ali a dizer do meu lado esquerdo que a partir deste preciso momento já não vai ser nada assim. A Caixa vai ser rentável. Fico mais descansado.


1 comentários:

Joao disse...

Inteiramente de acordo.
Só faltou falar do perdão de juros e qde capital a alguns dos clientes do Caixa. Ja para não falar do verdadeiro escandalo que foi o perdão do NB ao estado angolano da divida no Bes Angola.
E outro escandalo que foi a divida de Berardo ficar sem a garantia que era a colecção de pintura porque foi mal constituída.Parece que quem a assinou nao o podia fazer. E assim ficaram 3 bancos sem garantia para o seu credito.
Ah parece que os advogados que trataram da prestacao da garantia sao os mesmos que hoje dizem que a garantia nao pode ser prestada.