21/03/17

A propósito do Dia Mundial da Poesia

POEMA DA NECESSIDADE

É preciso casar João,
é preciso suportar António,
é preciso odiar Melquíades,
é preciso substituir nós todos.

É preciso salvar o país,
é preciso crer em Deus,
é preciso pagar as dívidas,
é preciso comprar um rádio,
é preciso esquecer fulana.

É preciso estudar volapuque,
é preciso estar sempre bêbado,
é peciso ler Baudelaire,
é preciso colher as flores
de que rezam velhos autores.

É preciso viver com os homens,
é preciso não assassiná-los,
é preciso ter mãos pálidas
e anunciar o FIM DO MUNDO.

de Carlos Drumond de Andrade. In Sentimento do Mundo.


1 comentários:

Niet disse...

" DE um modo geral, os poetas constroem exactamente a mesma coisa que realiza Platäo. A discussäo da poesia em " As Leis " permite-nos compreender que, segundo Platäo, os poetas possuem um conhecimento verdadeiro da alma e que a poesia é por consequência psychologia kai psychagogia, compreensäo da alma e guia da alma, assim como a filosofia- mais precisamente,assim como a filosofia de Platäo tout court- porque grande parte da filosofia näo tem nada a ver com psicologia no sentido empregue por Platäo.
Uma filosofia materialista é, por certo, radicalmente diferente da poesia. Terá necessidade da poesia, da compreensäo da vida da alma tal como a conhecemos como seres humanos, mas somente como forma de um duvidoso complemento sentimental. Nós certificamo-nos hoje sem sofismas, quando a poesia aparece como o único refúgio face a uma psicologia e uma sociologia que säo incapazes de articular, em toda a sua plenitude e profundidade a vida humana, porque ignoram, de forma constitutivel, a diferença entre o nobre e o vil-porque essa psicologia e sociologia
possuem uma origem materialista.
A filosofia de Platäo, por seu turno, que considera a alma como o fenónemo principal e o corpo como derivado,problematiza o mesmo assunto que a poesia ". L. Strauss, " Le problème de Socrate ".