16/03/17

Sociais-democratas holandeses dizimados. O efeito Dijsslelboem.

O presidente do Eurogrupo é um dos mais sinistros politicos europeus. Um radical da ortodoxia neoliberal que domina, e destrói, a UE, e um politico extremamente cruel. Um politico que olhou para o sofrimento que as instituições da UE infligiram a milhões de europeus - particularmente aos gregos e aos portugueses -  sem um momento de remorso. Alguém que sendo militante do partido socialista holandês, e  ministro das finanças do seu pais, actuou na Europa como se tivesse possuído pela certeza dos libertários que acham não existir nenhuma razão moral para mitigar a desigualdade económica e social.
Não admira que o partido a que pertence  - dito socialista ou social-democrata - tenha sido dizimado pelos eleitores, tendo perdido três quartos dos deputados.
Esperemos que Dijsslelboem seja rapidamente substituído na liderança do Eurogrupo. Mais vale ter um conservador, ainda que defenda a má politica da UE, do que um politico, dito de esquerda, que em cada dia não fazia outra coisa senãso mimetizar o comportamento da direita mais radical, traindo os seus ideiais e aqueles que o elegeram.
Schauble vai sentir muitas saudades deste servo fiel.


0 comentários: