15/10/11

Comunicado do Grupo de Solidariedade com Jorge dos Santos/George Wright

                          
O Grupo de Solidariedade com Jorge dos Santos/George Wright envia-nos este comunicado, que será distribudo na Manifestação A Democracia Sai à Rua de hoje à tarde.

EXTRADIÇÃO NÃO!

Nestes últimos dias a comunicação social desdobrou-se em notícias sobre a prisão de Jorge dos Santos /George Wright diabolizando-o perante a opinião pública, sem informar sobre o contexto da realidade social e racial dos anos 60-70 nos EUA. Uma sociedade onde o racismo dominava e a comunidade negra vivia na pobreza, o que impulsionou activos movimentos de resistência e de lutas dessa comunidade pelos seus direitos. Edgar Hoover, o então chefe do FBI, estabeleceu como objectivo principal desta policia o desmembramento das mais activas organizações do movimento negro, entre as quais os Black Panthers uma organização que lutava pelos direitos da comunidade negra e instituiu um programa social de apoio à comunidade. Ao mesmo tempo outras organizações racistas eram toleradas pela polícia e desenvolviam frequentes provocações, espancamentos e linchamentos, nomeadamente os KKK (Ku Klux Klan).

Foi dentro deste enquadramento que, em 1962, Jorge Santos/George Wright, então com 19 anos, se viu envolvido num assalto do qual resultou a morte de uma pessoa, e embora  tenha sido provado que não foi o responsável directo dessa morte, isso não impediu o sistema judicial de Nova Jersey a condena-lo a uma pena de prisão de 30 anos

Passados 8 anos, Jorge/George evadiu-se da prisão de Bayside em Leesburg.
Na cidade de Detroit, para  onde foi viver, entrou em contacto com o Black Liberation Army, uma organização que combatia pelos direitos dos negros americanos vindo a envolver-se nas suas actividades. Foi enquanto militante dessa organização política, que participou numa acção para obtenção de fundos, que consistiu no desvio de um avião de Delta Airlines, para Miami, a 31 de Julho de 1972.
O resgate pedido, de um milhão de dólares, foi entregue pelas autoridades americanas em troca da libertação de todos os passageiros, o que aconteceu sem que estes tenham sido molestados.
O resgate destinava-se a subsidiar a actividade da organização, nomeadamente apoiar socialmente a comunidade negra.
Ainda com a tripulação e avião, dirigiram-se para a Argélia onde pediram asilo politico, tendo o dinheiro do resgate sido devolvido aos EUA, juntamente com o avião e a tripulação.

Mais tarde os autores do desvio do avião exilaram-se em França , onde permaneceram alguns anos. Foi após a  prisão dos seus camaradas que Jorge/George veio para Portugal, e em seguida para a Guiné Bissau, onde lhe foi dado asilo politico, e por protecção, uma nova identidade.
Jorge, durante a sua permanência neste país africano, fez voluntariado junto das camadas jovens, ensinando basquetebol, e desenvolveu diversas outras actividades sociais.

No final dos anos 70, conhece uma portuguesa, com quem se vem a casar. Há cerca de 30 anos, veio viver para Portugal onde adquiriu legalmente a nacionalidade portuguesa. Jorge, como qualquer outro cidadão, trabalha para a sua subsistência e de sua família (esposa e 2 filhos), não deixando, porém, de participar em actividades de solidariedade, estando sempre disponível para ajudar o próximo.

Apesar de ter a sua imagem denegrida pela comunicação social, é possível verificar-se que se trata de um cidadão integrado e acarinhado pela comunidade onde reside.

Consideramos que o Jorge só tem uma pena a cumprir: a absolvição. Por isso exigimos a sua liberdade incondicional .
A extradição para os EUA para cumprir o resto da pena, passados 41 anos, mesmo com dúvidas quanto a veracidade dos factos propangadeados, só pode ter como resposta Não!
O que o FBI pretende é vingar-se da humilhação  que sofreu, quando teve que entregar o resgate em fato de banho e deixar partir o avião nas suas barbas.


EXTRADIÇÃO PARA A PENA DE MORTE NÃO!

LIBERDADE PARA JORGE DOS SANTOS/George Wright!          

Grupo de Solidariedade com Jorge Santos/George Wright


solidariedadejorgedossantos@gmail.com

3 comentários:

Amílcar Cabral disse...

A prisão de Jorge dos Santos já deve ser um resultado dos acordos PS/PSD/CDS de fornecimento das bases de dados portuguesas aos FBI´s...É o «internacionalismo policial» a funcionar!
A nós resta a solidariedade.

Anónimo disse...

mas e todos os que pacificamente lutaram contra o racismo?

f«desviar um avião
queria ver o vosso empenho se o tipo fosse bramnco e neonazi.
eu simpatizo com o sr eacho que por cá deve ficar a cumprir pena.
não lhe vi ainda nenhum gesto de arrependimento
paulo

Outro anónimo disse...

Se fosse um neonazi ou um racista outros seriam certamente os que com ele se solidarizariam. Em qualquer dos casos sou sempre contra a pena de morte e a prisão perpétua. Em alguma coisa nós portugueses demos provas de estar à frente do nosso tempo!E neste campo os EUA mostram todo o seu atraso e conservadorismo.