16/02/14

Outra coisa

Em todos estes anos de noite lisboeta, assisti a uma cena impressionante: o Corpo de Intervenção (CI) fechou o perímetro entre o Arco da Rua Augusta e a Rua da Prata. Estava a regressar a casa [...]  e três tipos do CI pedem para atravessarmos o passeio. O aparato era impressionante: quatro carrinhas do CI, três carros da PSP, dezenas de agentes sob os arcos desse perímetro em três linhas de formatura, totalmente armados.

Ambiente de intimidação.


Alguma coisa se estava a passar, ou ia acontecer ali. Ficámos à espera para ver o que iria suceder.
Nisto, a primeira formatura atravessa a rua e manda parar os autocarros que saíram do Cais do Sodré e iam para a zona de Oriente - Odivelas.


O CI pára três autocarros e mandou sair uma série de passageiros, alinhá-los sob as arcadas e revistá-los. Toda a gente calada e encostada.


Dentro dos revistados, turistas alemães e brasileiros - os primeiros a sairem, confusos e assustados. Nunca vi um alinhamento de revistados assim.


Ao voltarmos de táxi para casa, o taxista disse que o CI começou a fazer este género de operações de há duas semanas para cá.


Este tipo de demonstrações de força e intimidação não são normais em Portugal.
Espero que isto não seja um prenúncio de outras coisas mais graves que possam estar latentes, ou prestes a explodir no nosso País, e digo isto com toda a sinceridade. Critico duramente o Cavaco e o Governo - mas estas situações são outra coisa.


Retirado do Facebook de Pedro Baptista-Bastos

0 comentários: