02/07/11

O caso Strauss-Kahn

Suspeito que o que aconteceu foi um conspiração de pessoas poderosas contra a "pedra" que estava a atrapalhar os seus planos. O que ainda não é muito claro é que desempenha o papel de "conspiração" (os inimigos de DSK? os seus aliados?) e quem desempenha o papel de "pedra" (DSK? a empregada?).

Isso não será uma divagação de um radical de esquerda e que viu muitos filmes de Alan Pakula, e que por isso vê conspirações de poderosos em toda a parte? Talvez. No entanto, acho pouco provável a hipótese alternativa (que é a empregada ter tentado, por sua iniciativa, incriminar DSK, talvez a troco de alguma indemnização, ou coisa parecida); porquê? Porque a "vítima" era ideal de mais - afinal, mal a acusação apareceu, surgiram novas revelações de casos de assédio ou mesmo de tentativas de violação da autoria de DSK, o que deu credibilidade à denúncia.

Ora, embora essas histórias sobre DSK fossem bem conhecidas nas elites francesa e do FMI, penso que não eram do conhecimento do público em geral, sendo pouco provável que uma empregada de hotel de Nova York (mesmo que de origem fancófona) as conhecesse. É possível que ela tivesse decidido acusar de violação alguém que, depois disso, vem a saber-se que tinha um passado que dava força à queixa? É possível, tal como é possivel um batedor de carteiras no metro ter a sorte de roubar uma carteira recheada de notas de 500 euros; mas não é muito provável. Assim, se a acusação foi falsa, é expectável que alguém ao corrente dos detalhes da vida privada de DSK tenha participado no esquema.

4 comentários:

Ricardo Alves disse...

O caso colapsou porque a vítima se contradiz. Mais nada. Até pode ter mesmo havido sexo não consensual...

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Miguel M

o João Bernardo a 20 de Maio publicava na caixa de um outro teu post o seguinte comentário (http://viasfacto.blogspot.com/2011/05/desculpabilizacao-de-strauss-kahn.html?showComment=1305930592937#c4112590166250478927) que vale a pena recordar:

"Quando vi a notícia referente ao acontecimento, a rapidez como a coisa se desenrolou, a severidade como foi tratada uma figura pública num país que costuma ser complacente com os grandes deste mundo, pensei de imediato: depois de Assange, Strauss-Kahn. Tudo aquilo tresanda a armadilha, e na época que vivemos, em que impera a nova forma de moralismo laico que é o «politicamente correcto», a sexualidade heterossexual -- e só esta -- é a ratoeira dos incautos. Os guarda-chuvas búlgaros passaram ao museu da história e hoje os serviços secretos usam meios mediaticamente imbatíveis. Mas não se atirem as culpas para cima dos variados serviços secretos franceses, pobres deles, os mais mal reputados entre os seus congéneres, especialistas apenas em passar rasteiras uns aos outros. Ora, Strauss-Kahn foi o homem que presidiu à mudança de rumo do Fundo Monetario Internacional e ao abandono de alguns dos pressupostos básicos do neoliberalismo, e a equipe económica que levou consigo escreveu nesse sentido alguns textos muitíssimo importantes, infelizmente só conhecidos no meio tecnocrático. Para mais, agora que se fala, nesses mesmos meios tecnocráticos, da necessidade de ir progressivamente substituindo o dólar por uma nova moeda internacional e que os Direitos de Saque Especiais aparecem como o candidato mais evidente para esta função, a presença de Strauss-Kahn à frente do Fundo seria decerto incómoda para algumas pessoas. Mais uma vitória do feminismo."

Abraço para ti

miguel (sp)

Anónimo disse...

Existem hipóteses de intentona teleguiada pelos Serviços Secretos na incriminação hard do antigo " homem-forte " do FMI.O certo é que, entre várias pistas, a " neutralização " de Strauss-Khan, interessava acima de tudo aos objectivos da pré-campanha presidencial de Nicolas Sarkozy.A celeridade com que a sua detenção foi conhecida em Paris, dá que pensar. E ainda por cima foi comunicada por SMS...DSK era uma " presa " relativamente fácil a manipular nesse charivari de insondáveis " estórias " de alcova, devido aos rumores épicos que corriam nas ante-câmaras do poder europeu( lembram-se das declarações de Mário Soares a esse respeito?!?)sobre as aventuras de Dominique nas festas e clubes ultra-reservados do jet-set pariseense. Já agora, e como entrámos na Silly-season, por que é que a Mossad - que parece que anda a " limpar " um-a-um " os cientistas nucleares iranianos, não se disponibilizou a " proteger " D.S-Khan? Niet

Nova Moeda disse...

da necessidade de ir progressivamente substituindo o dólar por uma nova moeda internacional

podem ser os cauris?

uma moeda um credo um líder

isto parece a modos que...

se nã há conspiração até parece