21/10/11

Carlos Vidal e Robespierre

Qual o porquê da admiração de Carlos Vidal por Robespierre, que, mesmo pela citação no 5 dias, seria no máximo um social-democrata, ou talvez um "democrata-ente-supremista" (versão jacobina de um democrata-cristão), isto é, um defensor do capitalismo mas com alguns remendos para ninguém morrer de fome?

24 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Miguel,

suponho que o fascínio reside no facto de o nome de Robespierre ter, no imaginário corrente, um nexo privilegiado com a guilhotina, ao mesmo tempo que é convicção arraigada que faz com que o autor do post tenha a guilhotina por incomparável instrumento civilizador.

Abraço

miguel (sp)

A.Silva disse...

msp, tu preferes mais os espectáculos nojentos e macabros dos teus "camaradas" libios e da nato.

Vai lavar as mãos, porque muito do sangue do povo libio te está entranhado na pele!

Anónimo disse...

O sr. Carlos Vidal não sabe do que fala. Hesita entre Saint-Just e Robespierre porque - esse o drama da sua auto-blindagem- procura afanosamente uma representação política que lhe dê guarida para as suas tendências totalitárias inconfessáveis.À suivre. Niet

Carlos Vidal disse...

Este Niet não sabe o essencial: há dois C.Vidais, um que escreve, outro que canta. Já aqui confundiu os dois (a propósito de um livro há pouco publicado). Quando fala em "Carlos Vidal" não sei a quem nem a que se refere.

Miguel Serras Pereira disse...

A. Silva,

um defensor tão ardoroso da independência nacional deveria ter presente o imperativo de salvaguardar a sua língua materna. Isto, para lhe dizer que "preferes mais" não sei o que é, nem me consta que Álvaro Cunhal aprovasse essa maneira de falar. Bem sei que está arrebatado pela sua indignação portuguesa contra mim, mas cuidado, apesar de tudo.
Quanto ao que escrevi sobre a Líbia, não sei o que quer V. dizer na sua. Tudo leva a crer que a morte de Kadafi tenha sido uma execução extra-judicial monstruosa encomendada por aqueles que não estavam interessados no que pudesse revelar em tribunal o guarda-fronteiras e sócio de Berlusconi, o convidado de honra de Sócrates, colaborador da "guerra contra o terrorismo" de Blair, etc., etc. - se é a isso que se refere. O que não faz dele "companheiro de jornada" aceitável de quem combata por alguma coisa que valha a pena.

Cuide-se.

msp

Anónimo disse...

Cuida-te tu, meu.
Se começarmos pela língua materna, a tua prosa não é recomendável. É cheia de escolhos e de erros de pontuação. Há aí uma vergonha chamada Novas Bárbaras, ou coisa que o valha. Uma vez peguei naquilo e é muito mau, meu.
O pior, no entanto, são as tuas mãos cheias de sangue líbio. Uma vergonha. Um internacionalismo de farsa, que se resume à defesa dos interesses do capitalismo.
Cura-te, pá.

Miguel Serras Pereira disse...

A. Silva,

esta caixa de comentários é de um post que fala do ideólogo Carlos Vidal, não é uma caixa de comentários do ideólogo e censor-mor Carlos Vidal.

Mal fiz eu em responder-lhe: com efeito, o seu comentário nada tinha a ver com a questão levantada pelo meu ímpar camarada Miguel Madeira. A este, as minhas desculpas. Quanto a si, não volto a responder a outras tentativas de sabotagem da discussão que entenda vir aqui fazer.

msp

Anónimo disse...

Viva a violação do povo líbio pelos islâmicos talibans. Cobret-te de vergonha, internacionalista islâmico-capitalista.

Niet disse...

O cripto-ideólogo m-l, o nóvel e inenarrável criador das auto-blindagens na Blogosfera nacional,C.Vidal, tenta mais uma manobra de diversão sinistra:ousa escapar ao debate apresentando-se com a duplicidade de um heterónimo falso e ridículo. Assuma-se, homem, aqui não há censores nem algozes. Como diria Heidegger, As revoluções nunca são muito revolucionárias "; mas o sr. assume a postura de um vero " contra ". Niet

Anónimo disse...

o carlos vidal são dois? é uma ideia assustadora mas explica muita coisa. por exemplo, que ele seja um lobo quando rodeado pelos seus e dotado do poder supremo de autorizar ou não as opiniões dos outros, e depois um cordeirinho quando não pode ditar as regras do jogo...
leva a bola pra casa da mamã, ó carlos!

Miguel Serras Pereira disse...

Anónimo dos "vivas",

obrigado pela atenção que me dá, mas era dispensável. E não se precipite nos adjectivos: julguei que você e os seus cúmplices me consideravam islamofóbico, "amigo de Israel" e por aí fora. Já se percebeu que a lógica não é o vosso forte, mas olhe que faz falta, pelo menos no plano instrumental, até aos irracionalistas mais militantes.

Desvidalize-se, homem, cuide-se.

msp

A.Silva disse...

Insigne carniceiro msp, decida-se; ou f… ou saia de cima, agora andar a pedir desculpas por estar com comentários que nada têm a ver com o post e depois continuar é que não dá, né!

Pelos vistos a coerência também é coisa que por essa cabecinha não há lá muito.

E já agora, não se esqueça de lavar as mãos.

Anónimo disse...

Olhe que V. a falar de lógica é como o Cavaco a falar de honestidade. V. acusava o Renato Teixeira de se conluiar com os talibans e é V. que está com eles contra o povo da Líbia.
Mas anime-se, homem. É V. que é ao mesmo tempo um prócere do sionismo e um compagnon de route dos talibans. Vê nisto falta de lógica? Eu não, V. é apenas um defensor do capitalismo onde quer que ele se encontre.
Obrigado pelos carinhos e por se preocupar comigo ("homem, cuide-se"), mas o que me faz mesmo mal é a sua ideologia exterminista e bárbara.

Anónimo disse...

A lógica era pedir aos senhores da UE (tão linda a Europa com letrinha grande, né filho? tão linda a UE, tão nossa e tão cidadã, né filho?) para reconhcer os "rebeldes" fundamentalistas e armá-los, não era?
Ah, a lógica. Pois, a lógica.
Tenha vergonha. Lave as mãos, lave.

Miguel Serras Pereira disse...

Anónimo que me manda lavar as mãos:

sim, com efeito, a minha posição era que devíamos pressionar os governos da UE a reconhecer um conselho provisório insurrecto (comprometido por um programa mínimo de restabelecimento das liberdades e direitos fundamentais), e a apoiá-lo com armamento, meios logísticos, etc. Não era sequer a decisão que veio a ser adoptada pelas Nações Unidas e muito menos o tipo de invasão que foi levada a cabo, excedendo monstruosamente os seus termos, "cavalgando" a insurreição, e assim por diante. A defesa desta posição continua a parecer-me que era a única possível, uma vez que Kadafi não estava disposto a renunciar, transmitindo os poderes, por exemplo, a um governo de gestão sob a égide das Nações Unidas, até à eleição, a curto prazo, de uma assembleia constituinte.

Esclarecido?

msp

Robespierre era um fanático disse...

um fanático ideológico com uma ideia da revolução muito sua...de resto como muitos outros kadahfianos messias

atribuir-lhe um pensamento económico elaborado num mundo onde o pensamento económico tinha conseguido há pouco tempo o escândalo dos assignats é ver demais em Robespierre "capitalista? um gajo que desprezou casos quando advogado
porque não se enquadravam na sua rectidão moral

capitalista por ser anti-atheista?

essa foi fracota
robespierre foi um líder da sua facção

Tal como Lenine exterminou os moderados e instalou um Terror menor que o terror vermelho de 1919 que ceifou a própria fonte de apoio dos Bolcheviques ...os marinheiros da frota russsa

ao menos Robespierre não dizimou os da sua facção

versteende sië?
nyet?
ok

Afinal o gaijo disse...

é mêmo o avô cantigas
mas pelo menos é anti sô Ariste
e divinizar

patrões de antigas revoluções

cria Sócrates e Robespierre's incorruptíveis

e lendas de salvadores de pátrias longe da salvação desde Fidélis a kadahfi's

Lucius Quinctius Cincinnatus natus
há pôcos mê P.A.Lerma

de resto tal como Calígula disse...

kadahfi e robespierre tiveram muita propaganda negativa (e até excessivamente exagerada) dos que deixaram vivos

eram iluminados tal como Lenine
(que queria exterminar o povo russo (nas suas palavras bruto, supersticioso e nada talhado para a revolução e começar com novo material

Miguel Madeira disse...

"ao menos Robespierre não dizimou os da sua facção"

http://fr.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9bertistes

Anónimo disse...

ahahah este vidal é vital, e fatal

como uma dor de barriga que

adivinha o desenlace merdeiro.

tá aqui e tá,

o escritor barra crítico barra

blogger barra artista barra

professor a reciclar o estudante

de filosofia barra engenheiro.

Anónimo disse...

Medhi Belhaj Kacem desmonta o " Delírio político " que polui, explica e sanciona as aventuras totalitárias do séc XX/XXI. É um dos capítulos do seu grande pavé - " Apòs Badiou "- mais destruidores e entusiásticos da sua crítica à metafísica misógniesca do herdeiro de Mao e Pol Pot, Alain Badiou. Frisa M.B.K.: " O ponto-chave reside efectivamente no facto do subjectivismo politico do séc. XX ter catastroficamente falhado, de Lénine a Mao: isto é, de tentar supôr que o Sujeito único iria criar o comunismo ultrapassando a aposta central da sabedoria marxista, isto é, a sua verdadeira racionalidade histórica, contra o falso que coloca/placa as matemáticas sobre tudo e o-não -importa-o-quê: não existirá comunismo real sem passagem pela " morada " da " democracia burguesa ". Todo o século vinte o demonstrou pela atrocidade e o naufrágio que o sacudiram. Era sem dúvida a Teoria política do Sujeito de Lénine em si-mesma que era falsa desde a raíz: contrariamente ao Sujeito histórico de Marx, ele-mesmo,o proletariado na sua globalidade, a Teoria leninista pertence a uma élite dirigente, " educadora " do proletariado ignaro. Está na altura, sobre esse ponto, de retomar, séria e estudiosamente, o Debord de " A Sociedade do Espectáculo, consagrado na sua maior parte a uma crítica radical da concepção leninista do Sujeito revolucionário, para tentar religar com a inspiração marxista original, democrática, de um proletariado auto-assumido, e que se transmute no seu próprio educador, no seu próprio Sujeito". À suivre. Niet

Dizimar implica extermínio disse...

E Robespierrot na pas dado cabo dos Jacobinos só afastou uns quantos diletantes que não partilhavam da sua visão

podar a árvore da liberdade

é um pouco distinto de arrancar-lhe as raízes entre 1919 e 1921 só em São Petersburgo foram 30 e tal mil

e a Rússia de 1919 só tinha 4 vezes mais gentes que a França Revolucionária

é uma questão de escala...

Meter 3000 da frota do báltico disse...

em calabouços e covas variadas em 1919-1920

meter as próprias tropas de choque dos bolcheviques no oblívio por discordâncias menores...

acho que só foi repetido na noite das facas longas (mas também em menor escala)

logo dizimar nã é sinónimo de meter uns quantos gatos dentro de um saco ou decapitá-los

Essa de ver massas e cumplicidades em tude disse...

é sintomático a maior parte dos grupos de revolucionários desde Aquilino e seus buiças a Lenine e seus suiças passando pelo IRA e pelas FP25 são uma data de alucinados com egos gigantes e propósitos messianistas-sebastianistas

Alguns como o parceiro da Isabel do Carmo arranjam um escritório numa ONG pós-rebolucionária
Outros como Cohen o ruivo.....

tá tude dite