21/10/11

A profissão de fé de um cristianíssimo caudillo

Nem todos os ditadores são cristãos, pode ser-se cristão e democrata, reconhecendo e exigindo que sejam os cidadãos — e não os que se arrogam e monopolizam, com mais ou menos bênçãos sacerdotais à mistura, o direito a falar e a mandar em nome de deus — a deliberar e decidir das leis da cidade. Mas à pergunta sobre se é ou não é a de um caudillo integrista esta concepção do cristianismo e de Cristo, já glosada pela Ana Cristina e que Chávez aqui professa — quando diz: Vim apresentar-me ao chefe, ao comandante dos comandantes, a Cristo Redentor. Eu, um cristão cada dia mais cristão, sendo que o cristianismo verdadeiro é a doutrina da paz e do amor e não há outra, porque o socialismo é o caminho de Cristo, e do ponto de vista da ciência política e da realidade social, o socialismo é o caminho de Cristo —, a resposta só poderá ser o "lá isso é" do refrão do Sérgio Godinho.

6 comentários:

Socialista cristão disse...

Os temas basilares do socialismo: Liberdade, igualdade, fraternidade, dignidade. E também os temas basilares da Mensagem de Cristo.

Não há aqui nenhuma incoerência. Aliás, há quem diga que Cristo era mesmo comunista.

A incongruência que existe é entre esta mensagem e a actuação das Igrejas que se dizem representar Cristo. Aí sim.

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Socialista Cristão,

talvez tenha lido mal o meu post. Eu não digo que um cristão não possa ser socialista ou que não descubra a inspiração que o leva a sê-lo na sua fé.
Digo, em primeiro lugar, que não pode, excepto negando a democracia, impor a sua fé - socialista ou não - substituinddo-a à decisão dos cidadãos e à sua vontade - a democracia dá-se leis humanas, não é uma ordem eterna e verdadeira de uma vez por todas a instaurar pela aplicação da "lei de Deus".
Digo, em segundo lugar, que a versão de Cristo como "chefe", "comandante", etc. de um "socialismo científico" de que Chávez se reclama é tão obscurantista e reaccionária como a dos "integristas" mais empedernidos.
Só isto - que, de resto, me parece meter-se pelos olhos dentro.

Cordiais saudações democráticas

msp

ZMB disse...

eu acho que é simplesmente um homem que de alguma forma foi educado como cristão, e que agora que sente a vida em perigo devido a um cancro, se volta novamente para Deus, com medo de morrer e ir para o inferno.

Ana Cristina Leonardo disse...

Miguel, não só veio em agradecimento ao Redentor, como o fez publicamente via rádio (não sei se pela tv tb., mas deve tê-lo feito...), obrigando a que todas as estações passagem a sua mensagem. Qd. me falam de um Chávez democrata, dá-me vontade de rir (coisa que talvez não tivesse se vivesse na Venezuela...)

Miguel Serras Pereira disse...

Sim, Ana, eu sei.
Lá que ele ou outro agradeça a Deus lá em casa, na igreja, etc., aquilo que presume ser uma graça particular, não nos deve incomodar por aí além.
Mas que o faça enquanto titular de um cargo público, impondo administrativamente a publicitação da acção de graças, e, ainda por cima, nos termos em que a redigiu, é um atentado liberticida cuja gravidade não deveríamos subestimar.

Abraço

miguel (sp)

Anónimo disse...

No Brasil a coisa é muito mais abjecta. As notas têm escrito DEUS SEJA LOUVADO.