24/04/12

Abstenção ao quadrado rumo a uma Frente Popular ?

No momento em que bom número de militantes e simpatizantes do PS pareciam alimentar a esperança de ver o porta-voz máximo reafirmar os princípios de "abstenção violenta" do partido e o propósito por parte deste de seguir o exemplo da Associação 25 de Abril e de Mário Soares, declarando que os deputados do seu partido não participariam nas cerimónias comemorativas do 25 de Abril na Assembleia da República, eis que Seguro, respeitosamente, resolveu elevar ao quadrado a sua postura abstencionista radical, anunciando que o PS se irá abster de se abster, e manterá a decisão de participar na sessão comemorativa, respeitando embora a abstenção — ainda que menos violenta — das entidades que por ela optaram.

Consta, entretanto, que elementos da ala esquerda do PS apoiam vivamente esta abstenção da abstenção, que consideram, tendo em conta as posições assumidas sobre o assunto pelo PCP e pelo BE, um primeiro passo a caminho de uma Frente Popular.

7 comentários:

Diogo disse...

Chris Gupta: "A constituição de uma «Democracia Representativa» "consiste na fundação e financiamento pela elite do poder de dois partidos políticos que surgem aos olhos do eleitorado como antagónicos, mas que, de facto, constituem um partido único. O objectivo é fornecer aos eleitores a ilusão de liberdade de escolha política e serenar possíveis sentimentos de revolta..."

Libertário disse...

Não deixa de ter piada que os homens de mão dos americanos em Portugal nos anos 70, Mário Soares e Vasco Lourenço, e o partido que é principal responsável pela reorganização capitalista no pós-25de Abril, o PS, venham com esse discurso demagógico contra o actual governo.
Mais surpreendente é que Miguel Serras Pereira embarque nesse barco furado!
A memória é uma das nossas armas.

Miguel Serras Pereira disse...

Caro Libertário,
entre os que num momento ou noutro estiveram com os Nove, ou aproveitaram a sua iniciativa, havia posições bastante distintas, que nem todas relevavam de um pró-americanismo tao sumário como o que sugeres. Do mesmo modo, entre os seus adversários, nem tudo eram pró-soviéticos e/ou pró-RPC. Etc., etc.
Dito isto, nada no meu post autoriza a leitura que dele fazes, "embarcando-me" ao lado de Soares ou como defnsor da linha que, entre os militares do MFA, Vasco Lourenço e outros encabeçaram.

Cordialmente

msp

Anónimo disse...

Todos sabemos que este Soares é um sabidão de longa data. Claro!

Mas, independentemente dele não concordar comigo - que o parlamentarismo é um pântano - eu não posso deixar de concordar com ele: que este parlamento, concreto, é uma fossa. Da qual ele se quer distanciar enquanto é tempo.

Por isso, aqui deixo o meu aceno de simpatia ao velho, assim como à Associação 25 de Abril.

nelson anjos

Miguel Serras Pereira disse...

Sim, Nelson, é uma maneira de ver as coisas. Eu não tenho demasiada simpatia pºor Mário Soares, mas sei reconhecer nele um sentido político que deixa a anos-luz um Seguro ou Coelho qualquer. E que, desta vez, deixando de lado os juízos que possamos fazer sobre os dois partidos, finta pela esquerda e em grande o PCP e o BE. Porque, de facto, foram a Associação e, depois, Mário Soares, os que se negaram a reconhecer a legitimidade, nos termos do regime existente, deste governo. A Joana Lopes viu-o bem no seu post sobre o assunto, publicado no Brumas (http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.pt/2012/04/25-de-abril-tempo-de-dizer-basta.html). E o embaraço titubeante do PCP, tal como o respeito inconsequente professado pelo BE, realça ainda mais a audácia intuitiva do velho Soares.

Um abraço

miguel

Libertário disse...

Mais surpreendente é que Miguel Serras Pereira embarque nesse barco furado!(da demagogia dos grandes responsáveis pela reorganização capitalista portuguesa pós-25 de Abril)

«...realça ainda mais a audácia intuitiva do velho Soares.» MSP


Afinal Serras Pereira sempre embarcou no barco!

Miguel Serras Pereira disse...

Ora, Libertário, o facto de Soares ter sido um "reorganizador" de muita coisa que eu abomino não me impede de reconhecer nele as qualidades que referi. Não é muito difícl de entender. Quanto ao resto, mantenho a minha posição.

Cordialmente

msp