25/04/12

Pergunta ao Nuno Teles

Mas por que raio é que descolonizar é mais importante do que democratizar?

2 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Boa questão, mui certeiro camarada Zé Neves. Outra, que é quase a mesma e também viria a propósito, é a que poderia levantar-se, perguntando porque é que a via "nacional" ou "patriótica" da reactivação do Estado-nação seria mais eficaz e segura contra a hegemonia imperial do Estado alemão do que a via da integração política, orçamental, fiscal, etc. de Portugal, da Alemanha e tutti quanti, em pé de igualdade, numa UE recomposta como uma federação de regiões autónomas (implicando a eleição de uma assembleia constituinte, etc. etc.).

Dito isto, não é claro para mim que o Nuno Teles esteja definitivamente impedido, a partir dos pressupostos que lhe conhecemos, de fazer suas as nossas razões a este respeito. Eu diria até que a sua interpretação da crise das periferias põe em evidência a insuficiência da via nacional (senão nacionalista) e patriótica a que acima me referi. Mas ele dirá, se quiser ajudar-nos a compreender.

Força, pá, e abraço

miguel(sp)

Diogo disse...

A «descolonização» era inevitável, porque imposta pelos interesses das grandes potências.

As metralhadoras, os morteiros, as granadas e o treino militar dos “terroristas” não crescem em embondeiros. São subsidiadas por Estados dominados por multinacionais.

Hoje, Angola é uma quinta de grandes multinacionais americanas cujo capataz é o (bem pago) José Eduardo dos Santos.