27/01/11

Eu estou com o Céline, pas vous?

Esta soit disant polémica será muito afrancesada, mas não deixa de ser paradigmática da pobreza de ideias que substitui hoje os debates a sério.
O autor do extraordinário Viagem ao Fim da Noite foi excluído das comemorações oficiais em França

[E confesso já que Viagem ao Fim da Noite deve ter sido o livro que mais me custou a ler até hoje. Não pelo tamanho, não pela dificuldade, certamente não pela falta de interesse. Apenas porque dali ninguém sai vivo — incluindo o leitor.]

3 comentários:

Gato Vadio disse...

Madame,

Si nous avons pas oublié Genet, Céline aura une place dans la librairie. Bientôt. na Gato Vadio!

joão viegas disse...

Concordo, pelas razões ja indicadas num post do Vidal onde discutimos o assunto, entre outros com o Miguel Serras Pereira (que discorda).

So para dizer, cara Ana Cristina, que é "soi disant", forma reflexa.

De resto, o que eu vejo de mais nitido aqui em França é que, desde que houve a polémica, os quiosques andam todos enfeitados com retratos do Céline. Se a polémica leva a que mais pessoas leiam Céline (ainda que desestando o individuo), venha mais polémica !

Cumprimentos.

PS estou a sonhar ou foi no seu blogue que vi pela primeira vez a perfeitamente imprescindivel entrevista com o Louis Pauwels que começa "Ben, j'pense que y a qu'moi qui travaille et que tous les autres y foutent rien, voilà exactement ce que je pense". Céline merece a pena quanto mais não seja por causa dessa espectacular entrevista, que não se vê agora na net porque foi editada em dvd...

"Parmi les écrivains, ne m'intéressent que ceux qui ont un style. Un style, c'est rare mon vieux, il y en a peut-être un ou deux par génération...".

Ana Cristina Leonardo disse...

Monsieur, vous êtes trop aimable

João, claro que só podia ter esse efeito. escreve deus direito por linhas tortas...
:)
E obrigada pela correcção
(conheço a entrevista mas acho que não a linkei lá no meu tasco - contudo, não tenho a certeza; como dizia há pouco ao joão tunes, a propósito de outros assuntos, o xanax anda a deixar-me baralhada)

De qualquer modo, a entrevista pode ser vista na NET, por ex., aqui
http://www.ina.fr/art-et-culture/litterature/video/CPF86632261/celine.fr.html