08/06/11

Resposta paciente ao Renato

O Renato Teixeira respondeu ao meu post com muito estilo e tudo o mais mas vamos deixar essas coisas de lado. Para irmos, paciente e directamente, aos assuntos em questão. Em primeiro lugar, o Renato não contesta a posição vanguardista e de protagonismo que lhe atribuí no âmbito da acampada do Rossio, dizendo antes que tal situação foi sufragada pela esmagadora maioria. Não é o que me parece, até pelo contrário, mas não me interessa aprofundar essa discussão em concreto aqui e agora. Em segundo lugar, em relação às minhas críticas ao BE, diz ainda o Renato que tanto eu como o Daniel não mencionamos o factor ligação ao mundo do trabalho como sendo um dos problemas do BE, mas eu também acho que esse é um dos problemas e o próprio Daniel concordará com esse ponto, de modo que, a menos que o Renato queira ficar com a bicicleta do crítico mais trabalhista do BE, esta questão está arrumada. Na verdade, se no meu post anterior referi movimentos sociais (e não novos movimentos sociais), não foi por acaso, mas por naqueles incluir o movimento operário. Em terceiro lugar, no quadro do debate do BE, o Renato acusa-me de não tomar partido e de até fazer o elogio de Louçã. Vamos lá ver: eu não sou militante do BE. Mantenho uma relação distanciada com o BE e nem 1% do meu tempo de militância (ou activismo ou cidadania ou aeróbica, o que seja) passa pelo espaço do BE. O que não me impede de ter opinião sobre a questão, vejam lá a chatice. E, assim sendo, creio sinceramente que, entre o BE ser aquilo que o Gil Garcia (ou o Renato) acha que ele deve ser ou aquilo que o Daniel acha que ele deve ser, é melhor que o BE continue a ser o que tem sido. Agora, se há uma quarta via, não sei se há. Gostava que houvesse. Alguém que valorizasse seriamente as críticas do Mário Tomé ao modo como o BE se relaciona com os movimentos sociais. Ou que assumisse as posições que uma parte dos militantes do PSR elaboraram no caderno de debates da última convenção.

9 comentários:

Anónimo disse...

O que faz grande confusão- teórica e política- é a existência de " comissões especializadas " restritas- eleitas e controladas por quem?-no processo geral da movimentação da Acampada do Rossio! Estava lá- nessa manipulação enviezada e subtil...- o gérmen do neo-estalinismo serôdio e pusilânime,condenado à partida para o que quer que fosse? Por outro lado, ao invés do que sucedeu em Pris e Madrid-como explicar o desinteresse das organizações partidárias de jovens- JC, JS e mesmo do BE...- para com esse lamiré de Primavera autónoma? A História não se prevê nem programa, é o que é! Niet

LAM disse...

É isso, Zé Neves.
Entre o Daniel e o Renato há uma estrada muito larga, e é por aí que o caminho deve ser feito.

Chalana disse...

Oh Zé Neves!

Para quem clamou aos 4 ventos que não queria medir pirilaus, tu fartas-te de sacar da régua!!!

Fonix!!! Grandes melgas que vocês são todos.

Ainda assim, na tuas próprias palavras:

"Mas a única alternativa que se coloca ao futuro do Bloco não é entre o Bloco tal como existe e um Bloco mais à direita."

Para ti, portanto, é uma questão de forma - forma de trabalho, forma de propaganda, forma de estética.

Com os melhores comprimentos,
Chalana!

fracturante ? disse...

bem , aí há uns tempos dizia-se que o ps tinha fichado o miguel vale de almeida para apanhar eleitores ao be lá por causa dumas cenas lgtb. cá para mim esses eleitores que o be chora estão todos de lua de mel e não tiverem paciência para irem votat. ou votaram politicamente desta vez.

Zé Neves disse...

chalana, o futre é que finta com os braços. vais ter que ser mais explícito.

Chalana disse...

é pá!

É que esta coisa de bloggers passarem a vida a citar/polemizar com outros bloggers é assim... um bocado como o losângulo do Paulo Bento no sporteng. Xatoo como o caraças - desculpem o trocadilho!

Depois, para te ser franco, não vislumbrei nenhuma proposta política alternativa para o Bloco da tua parte - a não ser formas diferentes de intervenção, independentemente dos conteúdos programáticos. Mas isto foi o que depreendi das tuas palavras e tu também não tens obrigações bloquistas, portanto...

ficar bem.

Zé Neves disse...

chalana, tens razão. a minha proposta alternativa seria justamente que o bloco fizesse outro tipo de coisas. no fundo isto: menos política-institucional, mais política-movimento e mais política-ideológica/cultural. com tempo lá irei.

abç

Anónimo disse...

menos política-institucional, mais política-movimento e mais política-ideológica/cultural. com tempo lá irei.
- - -
sem dúvida :)

---

quase que te esquecias dos operários, pá. pecado capital. lol

Anónimo disse...

estava a brincar
é evidente que não te esqueceste

mas alguém acusou-te de te esqueceres.