05/06/11

Sócrates

"Tivessem Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã a dignidade do mesmo Sócrates que ajudaram a derrubar e seguir-lhe-iam o exemplo. Seria, pelo menos, uma forma digna de reconhecer a derrota." O pior do socratismo não é Sócrates. São os adeptos socráticos. Por exemplo, no caso citado: ao contrário do que é feito no discurso do grande líder, aqui o adepto remete a culpa do mau resultado do PS para BE e PCP. Coisa de uma extraordinária dignidade, note-se. Melhor ainda só a tentativa de aplicar a lógica monárquica em que funcinou o PS de Sócrates aos restantes partidos. O Paulo Pinto deveria perceber que nem todos os partidos podem ser reduzidos aos seus líderes. E que a recusa a essa redução é um sinal de democracia. Entre odiar Sócrates ou adorar Sócrates não há assim tanta diferença.

3 comentários:

Anónimo disse...

Zé Neves:
Quem provocou eleições? Quem apostou e perdeu?
Neste blogue, em que há uma pluralidade de egos, quem é de esquerda?
Qual a diferença entre isto e o 5Dias? Quem é aqui o Carlos Vidal? O MSP(que compreende e traduz tudo) e o Niet não partilham o mesmo combate? A ACL é de esquerda?
"Tantas perguntas, quantas respostas?"
Joe Socialista Democrático Contra a Canalha Totalitária

Zé Neves disse...

Anónimo,

"Quem provocou as eleições?". Eu percebo a sua pergunta, mas é preciso abstrairmo-nos de muita coisa importante para chegar ao grau de tacticismo que lhe está implícita. É preciso abstairmo-nos, nomeadamente, de que as eleições são uma coisa boa, independentemetne de quem as vença. Para esse peditório não dou.
José Neves Democrático

Miguel Serras Pereira disse...

Também eu, Zé, assino por baixo o que escreves no post e na resposta ao comentário.

Abrç

miguel(sp)