23/06/11

"Udêpêdização" do BE ?

Na caixa de comentários de um post da Joana, no Brumas, escreve o Miguel Teotónio Pereira:

a udêpêdização do BE faz o seu caminho, tranquilamente... os outros há muito que perderam o pé; a geometria a régua e esquadro dos órgãos dirigentes e dos cargos (por enquanto...) é uma peneira que apenas serve para obscurecer aquele percurso, que segue livre e sem reacção de quem devia e podia e não quis, e agora, em querendo, já não pode.
Os resultados eleitorais do BE serviram às mil maravilhas aquele propósito. Estou convencido, arriscando enganar-me, que muita gente no BE festejou (em privado) esses resultados.
(…)
Tudo isto mostra à evidência que o BE vem desperdiçando o capital de esperança que despertou em sectores da esquerda não-alinhados. E que os sectores do BE que poderiam "alavancar" essa esperança foram já comidos, mastigados, engolidos, digeridos e evacuados.


Se — até mesmo para quem, como é o meu caso, está longe de a subscrever na íntegra — os pontos sublinhados por esta análise têm um mínimo de pertinência, então, o "começar de novo" de que falava aqui há dias o Zé Neves torna-se ainda mais urgente e exigente para todos os que, dentro e fora do BE, entendem que o que faz falta para animar a malta é uma (ou mais do que uma) organização política que se auto-dirija democraticamente no plano interno, antecipando ou actualizando assim a transformação das formas de governo, de exercício do poder político, de direcção da economia e de auto-organização democrática da sociedade para cujo desenvolvimento se propõe contribuir e em cujo processo quer participar, tal sendo a sua razão de ser.

3 comentários:

José Mestre disse...

Hum!Também já me passou pelos olhos essa coisa... a udpeização do BE!
Aliás, tenho dificuldade em compreender a persistência dos partidos/associações políticas tão "vincadas" como a FER e UDP dentro do Bloco.
Pensei que o Bloco fosse um espaço novo...
Comtinuo a pensar que o pode ser. Depende do que os seus militantes quiserem. Afinal é isso que está em causa, (re)definir a natureza do Bloco!

Luís disse...

Miguel, faço votos para que o comentário a que te referes não corresponda à realidade.

Alberto disse...

Este interessante "meme" da perigosa facção UDP do Bloco de Esquerda parece estar a fazer o seu caminho. A primeira vez que eu alguma vez ouvi falar em tal coisa foi durante a última campanha eleitoral, na televisão, pela boca do Luís Delgado.
E está tudo dito.