13/10/10

A doença do costume

A Ana Cristina Leonardo traz-nos notícias da inauguração do novo hospital de Cascais: «a HPP Saúde é responsável pela gestão do Hospital de Cascais, em regime de Parceria Público-Privada (PPP). É o primeiro hospital do Serviço Nacional de Saúde a ser concessionado e construído neste regime, que contempla a concepção, construção, financiamento, conservação e exploração da unidade hospitalar.»
Ora não deixa de ser curioso que tanto estardalhaço a propósito da componente privada desta rutilante parceria ocorra a propósito de uma empresa que parece ter como único accionista... a Caixa Geral de Depósitos.
Ou seja, recursos sob o controlo do Estado são usados de modo a fazer de conta de que estamos a ver a iniciativa privada em acção. De caminho, evita-se uma mão-cheia de leis incómodas e dá-se emprego a mais uns monos. Antes, estavam na moda as "fundações"; agora o tempo é das "parcerias" – mas vai-se buscar o pilim mais ou menos ao mesmo bolso.

1 comentários:

Ana Cristina Leonardo disse...

luís, construir um hospital novo e manter o mesmo nº de camas quando a coisa rebentava pelas costuras, com mais especialidades ainda por cima, é mesmo gozar com o pagode. só me apetece dizer asneiras!