20/01/11

Voto: José Manuel Coelho


José Manuel Coelho é o único candidato anti-sistémico nas eleições presidenciais que terão lugar no próximo Domingo. É o único que denuncia o actual sistema político, a farsa democrática em que vivemos (ao contrário, por exemplo, de Francisco Lopes). É o único que não se candidatou na tentativa de ser eleito, ou para obter votos: candidatou-se para denunciar a autocracia e os poderes que hajem a seu bel-prazer. José Manuel Coelho pode não ter uma mensagem articulada de mudança, pode não ter respostas, pode não ter um sistema político e económico-social alternativo, pronto-a-servir, mas não duvidem que uma grande votação em José Manuel Coelho será sentida como um pontapé-nos-ditos pelo sistema e pela oligarquia que o domina. Muito mais do que uma elevada abstenção, ou votos em branco. Alguém imagina os poderosos preocupados com algo tão passivo como ficar em casa (se calhar foram passear...), ou tão inócuo como votar em branco (sabe-se lá, até podem ser alguns católicos fundamentalistas descontentes com o Cavaco...)? Mas não vão ficar indiferentes a uma votação significativa em alguém tão desbragadamente populista e anti-sistema como José Manuel Coelho, ainda por cima auto-intitulado de comunista, ainda por cima ardina, ainda por cima com um belo sotaque madeirense. Imaginem uma das maiores luminárias do sistema: José Pacheco Pereira. O que é que acham que mais o deixaria indisposto: uma elevada abstenção, muitos votos em branco, ou uma votação significativa em José Manuel Coelho? Acho que todos sabemos a resposta. Mais que não fosse, José Manuel Coelho merece a nossa solidariedade na sua luta contra o tiranete que governa a Madeira. Voto em José Manuel Coelho.

11 comentários:

Leitor Solidário disse...

Já somos, pelo menos, dois...
Por coincidência, comentei ontem um texto de mcr no blog "incursões" que a seguir transcrevo sobre o mesmo tema:

"Por falar em "eleitores que votam com os pés"... o que pensa você, mcr, da opção de votar num candidato que parece estar na ténua linha que separa o "louco" do "génio", como voto de protesto contra a escumalha generalizada que tem dominado o poder no quintal (PSD, PS e CDS): um tal de "Coelho au Madeira" (já agora o lema satírico da campanha em vez de "Coelho ao Poleiro" devia ser mais apropriadamente "Coelho ao Tacho").

Bem vistas as coisas tem sido a campanha mais original que alguma vez se fez em Portugal: de táxi, sem aparelho, com performances de rua populares/popularuchas entre a sátira e a provocação (quase teatro de vanguarda) e com torpedos satíricos certeiros aos vários poderes instituídos e seus agentes.

O homem tem demonstrado coragem (para apelidar de "tiranete fascista" o Jardim, na sua própria casa, é preciso tê-los no sítio...) e criativade (mais ou menos bem conseguida... mas ao menos esforça-se).

E como nunca será PR, é melhor opção do que votar em branco. É uma forma de descredibilizar este tipo de eleições dominadas por políticos de baixa extracção, medíocres e mentirosos.

É um voto consentâneo com o estado a que isto chegou: uma autêntica palhaçada. E no estilo "palhaço", temos de reconhecer que é muito mais competente do que os restantes candidatos: tristonhos, baços, falhos de ideias e com um discurso fastidiante. Um enjoo!

Já não há pachorra para os aturar. E olhe que não sou anarca e que estou mesmo a amadurecer seriamente a ideia...

Saudações cordiais.
leitor curioso a 19 de Janeiro de 2011 às 17:58"

(Já agora: não conhecia o seu blog. A foto no cabeçalho - a célebre banda de King Oliver - sugere gostar de jazz. Se for verdade, temos outra afinidade. Vou passar a visitar este sítio!)

João J. Cardoso disse...

Somos 3. Acho particularmente engraçada a forma como a burguesia que luta pelo povo troça do povo quando se candidata contra a burguesia.

leixão disse...

E vão quatro!

Anónimo disse...

...então já somos CINCO!

Este Coelho surpreendeu-me pela positiva, principalmente depois de ver os videos que ele tem no youtube. Pesquisem por "PND Madeira"...

Não tenho a minima dúvida que o homem está nisto por PORTUGAL...

hmbf disse...

Somos 6. Já fiz a minha declaração de voto no Coelho.

agent disse...

Mais um, por aqui.
Foi o único candidato a declarar sem rodeios certas verdades sem receios de ferir susceptibilidades e coligações partidárias. Que Cavaco Silva produz uma "mensagem hipócrita e artificial" e um "discurso encomendado, oco e vazio" e que sofre de amnésia quando se trata de explicar como adquiriu o seu património pessoal. O candidato que assume não ter "dinheiro para fretar camionetas para ter gente sempre atrás" dele, "nem para pagar almoços em restaurantes como fazem os candidatos do sistema"...
Prefiro o seu estilo satírico e cómico, a sério e corruptível, de outros. Enfim, são gostos, eu sei.

José Machado disse...

Aqui também vai mais um voto. E vai ser uma votação massiva no Coelho. Garanto-vos.

M. Abrantes disse...

Este candidato devia fundar o jornal e deixar de querer ser um actor político.

Anónimo disse...

e imaginem que o coelho consegue mais votos que o chico...
que mensagem passaria para o pcp?

FranciscoJP disse...

E daqui vai outro.

sem-se-ver disse...

(«hajem»?... será um pajem a agir?)