05/06/11

Democracia Verdadeira Já / Acampada Lisboa: Comunicado sobre a Intervenção Policial de 4 de Junho de 2011

Hoje, o grupo de cidadãos “Democracia Verdadeira Já” tinha convocado para o dia de reflexão, uma Assembleia Popular no Rossio, bem como a continuidade dos seus grupos de trabalho.

Às 15h30, cerca de 30 pessoas estavam reunidas calmamente na praça.

Dois agentes da Polícia Municipal chegaram. Sem nada que o justificasse, um agente pediu a identificação de um cidadão que perguntou à polícia qual era o motivo para estar a ser identificado. Os presentes aproximaram-se e começaram a filmar e a fotografar a situação.

Poucos minutos depois chegou o corpo de intervenção da PSP que algemou, agrediu indiscriminadamente, e deteve três pessoas. Foi uma operação policial violenta, desproporcional e despropositada.

A maioria dos agentes da PSP não estava identificada, recusou identificar-se, e perante os presentes tiveram ainda várias atitudes de provocação e de intimidação, recorrendo ao insulto e à força física.

Todo o material que se encontrava no Rossio foi apreendido, nomeadamente o material eléctrico, o gerador, e as colunas de som que iam servir para realizar a Assembleia Popular, sob a acusação de que estávamos a fazer “uma ocupação ilegal do espaço público”, o que não corresponde a nenhuma violação da lei. Pelos factos comprovados, suspeitamos que esta operação teve como única intenção impedir a actividade do movimento e que terá sido premeditada.

Ficamos sem saber quem ordenou a intervenção, sendo que entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Polícia de Segurança Pública, alguém terá que assumir as suas responsabilidades. Para além da intervenção da Polícia Municipal, cuja responsabilidade recai sobre a CML, há ainda a acção da polícia de intervenção.

Dois dos indivíduos foram constituídos arguidos e libertados sob termo de identidade e residência depois de notificados para julgamento sumário a ocorrer nos Juízos de Pequena Instância Criminal, na segunda-feira, dia 6 de Junho. O auto de ocorrência não havia ainda sido lavrado no momento de libertação. As detenções foram efectuadas pela Polícia Municipal, sem flagrante delito, extravasando as competências legais.

Horas depois os três companheiros foram libertados e dois deles serão presentes a tribunal na próxima segunda-feira, 6 de Junho, às 10h00. Foi aprovada por unanimidade a proposta de mobilização geral de solidariedade para com os companheiros que irão a julgamento no Campus da Justiça no Parque das Nações. Está convocada uma conferência de imprensa para o mesmo dia, às 12h, no local.

O Movimento decidiu continuar com as Assembleias Populares, todos os Sábados, bem como levar esta iniciativa aos bairros populares da cidade de Lisboa.

Lisboa, dia 4 de Junho 2011

4 comentários:

Anónimo disse...

E o portal Indymedia Portugal continua a ser conivente com o anti-semitismo. Acho que as suas práticas deviam ser amplamente denunciadas. Caso contrário é toda a esquerda que mostra ficar histérica numas ocasiões e estranhamente silenciosa noutras.

http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/4873

MBO disse...

Primeira Projecção. Razia total.

http://supraciliar.blogspot.com/2011/06/sondagem-unipessoal-para-05-06-2011.html

ANTÓNIO DA CEREJEIRA SALAZAR disse...

certo morte à bófia...

é muy primitivo próprio de miúdos dos 10 aos 17 anos desde o Vale da Amoreira até ao intendente passando pela feira da ladra

obviamente que a polícia se recusa a identificar

resiste o velho sistema do estado velhote que queria ser novo

do você não sabe com quem está falando

a polícia tem medo
identificarem-se pode dar maus resultados

e o salário é certo
mas muitos dos miúdos dos mesmos bairros ganham mais do que eles

a polícia continua a ser recrutada no rebotalho da sociedade

ser polícia não dá status

ser intelectualóide com hábitos de higiene fracotes isso já dá
(excepto no funcionalismo público)

ANTÓNIO DA CEREJEIRA SALAZAR disse...

resumindo

as moscas nunca perdem

Sonntag, Juni 05, 2011
A NOITADA DAS LARANJAS LOUCAS
NOITES DE FACAS LONGAS JÁ ERAM

OS DO PS COMEÇAM A RAPAR O FUNDO AOS TACHOS

OS LARANJAS CONTAM TER ALGO PARA COMER LÁ PARA JULHO

MAS BÃO TER DE SE CONTENTAR COM PEPINOS

AS MOSCAS DESCEM EM VOO PICADO SOBRE O CADÁVER DA NAÇÃO

OUTRAS TENTAM LEVANTAR VOO COM O SAQUE MAS ESTÃO MUITO ATURDIDAS E CARREGADAS

É O FADO DO PHODER QUE É FODIDO

É O EXÍLIO DOURADO DAS ROSAS

a bida é assi

mas pode manter sus ilusões

ainda debe ser novinhu

quando for velhote isso passa

ou piora isso....