06/04/11

ERC: o nosso irmãozinho grande?

A ERC resolveu abrir uma guerra fora das fronteiras habituais da sua acção. A propósito de um programa da SIC Radical (que eu não vi), esta entidade arvora-se em defensora dos bons costumes e resolve questionar os temas e as práticas discursivas de uma série humorística.
Estrela Serrano nem se dá conta do grotesco da situação. E defende o indefensável apontando "algumas das 'pérolas' do humor de Cordes contidas no programa em questão": insultos e provocações a figuras públicas, utilização de vítimas da Casa Pia e de deficientes mentais como matéria-prima para humor, etc.
O que não entra nestas meninges é que não precisamos de polícia do bom-gosto. Se os direitos de alguém foram ofendidos, existem leis e instituições judiciais para tratar do assunto. Não precisamos nem queremos académicos (por respeitáveis que sejam) a proteger os desgraçadinhos da televisão má. Não reconhecemos na ERC competências para o papel de Grande Irmão paroquial que agora quis assumir. Mau-gosto não é crime. Se ofendidos houve, todos eles dispõem de instrumentos para tratar do assunto. Ou quem tenha como missão legal protegê-los.
Isto para nem falar nas sonsices das referências a "conteúdos de violência física e psicológica"e "referências discursivas à sexualidade"; por esse caminho, acabava-se metade da programação televisiva...

6 comentários:

josé manuel faria disse...

http://www.youtube.com/watch?v=w5KXJnMpWIc


http://www.youtube.com/watch?v=J6sLYH9-ngA

Corrosivo: Gostei.

Luis Rainha disse...

Obrigado, José.

Justiniano disse...

Rainha, não é a primeira dissertação do género empreendida ali pela ERC, peitada pela sensível Estrela!! Mas, sinceramente, e nem sei porquê, tinha a ideia que já tinham extinto a ERC!! Não foi!?

Carlos Castro e Cruz disse...

Também agradeço ao José. Já estava contra a ERC antes de ver o vídeo mais pequeno dos dois que o José linkou. Depois de o ver e depois de me rir com ele, entristece-me que a ERC exista para fazer isto. O senhor presidente da ERC, Azeredo Lopes, alega que "foram ultrapassadas as regras de bom senso" e "todos limites da sensatez". Tss tss... Quero ver essa lista de regras e limites.

Carlos Castro e Cruz disse...

Errata: Azeredo Lopes é presidente do conselho regulador da ERC.

samuel disse...

Nunca se lembram do "diacono remédios"... e insistem nestas tristes figuras.
No dia em que um dos visados partir o focinho ao indigente, sem graça, fascistóide e neto de fascista, Sinel de Cordes... gozarei assaz... mesmo achando errado :-)))
De qualquer modo, ERC, para isto, dispensa-se.