21/04/11

Movimento 12 de Março quer referendo sobre o pagamento da dívida soberana

O Luís Rainha já aqui se referiu a esta iniciativa e a algumas das declarações a seu respeito. Mas aqui fica a posição sobre o referendo do Movimento 12 de Março, tal como a resume o esquerda-net. Creio que poucas questões de política imediata haverá que valha mais a pena discutir.

Os organizadores do protesto Geração à Rasca, que reuniu cerca de 300 mil pessoas por todo o país a 12 de Março, apresentaram esta quarta-feira os objectivos do novo Movimento 12 de Março (M12M), numa conferência de imprensa informal à porta do Cinema S. Jorge, em Lisboa.

A conferência de imprensa teve início com uma citação de José Saramago: "Quando dizemos que é um resultado importante viver em democracia, dizemos também que é um resultado mínimo, porque a partir daí começa a crescer o que verdadeiramente falta, que é a capacidade de intervenção do cidadão em todas as circunstâncias da vida pública. Ou seja, fazer de cada cidadão um político."
À porta do cinema São Jorge, em Lisboa, os jovens voltaram a explicar que o movimento se caracteriza por ser "não hierárquico, não partidário laico e pacífico, um movimento que defende o reforço da democracia em todas as áreas da vida".
(…)
o M12M quer promover a necessidade de um debate sobre a importância de um referendo nacional acerca do pagamento da dívida soberana e questionar activamente “a eficácia, inevitabilidade, legitimidade e democraticidade” da intervenção do Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Fundo Europeu de Estabilização Financeira. “Acreditamos que o direito à informação é essencial para podermos avaliar a sua premência”, defendem.

O movimento considera também urgente uma auditoria às contas públicas que clarifique a verdadeira situação financeira e económica do Estado Português.

1 comentários:

Niet disse...

Ora aí está uma ocasião de ouro- mais uma- para os autonomistas, luxemburguistas e bakouninistas lusos mostrarem o que valem...Apostar na Acção Directa como pedagogia democrática militante: quem exerce o poder- revocável a todo o instante- para elaborar um texto de luta e as respectivas palavras de ordem ? Niet