06/04/11

Comédia de Enganos?

Transcrição parcial e ligação directa para um lúcido post do rui no Bidão Vil:

De um lado, a retórica síria de resistência árabe contra Israel e os Estados Unidos já não abafa a repulsa da população por décadas de repressão brutal imposta por um regime despudoradamente oligárquico. A aflição de alguns "progressistas" pelas perspectivas de queda de mais este "bastião de resistência anti-sionista" é um erro histórico.
Do outro lado, a ilusão de Obama e outros líderes ocidentais de que o triunfo das revoltas populares na região terá como consequência a "paz" tout court, isto é, o advento de regimes submissos perante Israel.
Se das revoltas em curso sairem alternativas efectivamente democráticas, o natural é que o oposto de verifique em ambos os casos: a erradicação do bárbaro regime sírio e o aumento do isolamento regional do estado racista de Israel.


Eu acrescentaria apenas que, por certo, devemos ter também em conta as repercussões que os acontecimentos em curso não poderão deixar de ter no interior de Israel. Com efeito, as revoltas mediterrânicas são uma oportunidade tanto para os que apostam na radicalização do apartheid e da expansão territorial como para os protagonistas de forças e movimentos alternativos empenhados na construção em Israel de uma república laica,  consequente com os seus princípios, contra as orientações identitárias e étnico-confessionais actualmente governantes.

0 comentários: