05/04/11

FMI vem dar razão a Karl Marx — o que mais nos irá acontecer?

O velho Marx está com certeza a dar gargalhadas no túmulo. Enquanto Assis, o grande socialista, fala em arcaísmos, Dominique Strauss-Kahn, o grande capitalista, vem dar razão ao autor de O Capital (querem coisa mais arcaica?), reconhecendo que se acentuou o fosso entre ricos e pobres. E se isto não são tempos interesantes, não sei o que são tempos interessantes.

7 comentários:

Fernando disse...

Bom, Marx estava objectivamente errado quando disse que o capitalismo iria ver a taxa de juro permanentemente a baixar (visivelmente errado nos 30 anos dourados do pós-guerra). Mesmo os economistas liberais sabem que o ciclo económico é um dado adquirido.
O facto de o fosso entre os ricos e pobres estar a aumentar pode querer dizer pouca coisa, afinal de contas a lei do desenvolvimento desigual também foi conhecida nos países do socialismo real: ainda hoje a China metropolitana e industrial é diferente da China rural, como aconteceu na URSS, o que é fruto da acumulação primitiva de capital e de a industrialização ter sido feita à custa da exploração do campo e de falhas naturais na planificação.

Fernando disse...

Aliás onde eu queria chegar é que a desigualdade é um mau indicador: Cuba tem muita igualdade mas produz pouca riqueza.

Ana Cristina Leonardo disse...

fernando, terá toda a razão. mas quem sou para contrariar o marx ou o FMI?

one hundred trillion dollars disse...

tempos interessantes são aqueles em que mil milhões de europeus e ocidentais vários viveram há custa de 2 mil milhões de desgraçados

agora infelizmente uns centos de milhões deles começaram a amealhar uns trocos

e isso afecta outros centos de milhões de europeus envelhecidos

pobres chineses deviam andar de bicicleta 300milhões a andarem de transportes públicos de carro e até de táxi

chineses ricos de merde
deviam andar a pé

tamos quase tão pobres como eles eram

pois maoistas não marxistas nã dá

atão nã se vê que o fosso entre ricos e pobres aumentou

os pobres têm um poucochito mais

os ricos um pouco menos nas suas fartas mesas

os obscenamente ricos muito mais
mas agora alguns deles têm umas cores esquisitas.....

já não se fazem ricos e pobres como dantes

Dédé disse...

O Fernando não estará a confundir o género humano com o Manuel Germano?

Anónimo disse...

é natural que o estados unidos aumentem as desigualdades, mas tal não é fruto do capitalismo. Porque o estados unidos são menos capitalistas que eram há 10 anos, e menos que eram há 30 ou 40

Nunca os EUA tiveram tanta intervenção estatal e tanta regulação sobre os mercados, que começou na era Bush. A despesa pública tem aumentado, as empresas subsidiadas tem aumentado, o investimento publico tem aumentado. Claro que muito deste dinheiro tem sido gasto sobretudo no departamento de defesa, mas não só.

se Marx estivesse correcto as desigualdades teriam acontecido noutra época. no entanto elas têm vindo a acentuar-se na era bush/obama.

Pedro Penilo disse...

Lindo! Com a foto, melhor!