23/09/10

Mas quem é que nos meteu dentro do carocha?


Há quem se surpreenda com as sondagens que dão conta de um empate entre PS e PSD. Os tele-bonzos laranjas abrem a boca de espanto e depois usam-na para dizer... coisa nenhuma. O que faria de diferente o PSD, hoje? Que planos concretos oferece para lá de nebulosas proclamações de "reduzir o Estado" e mais uma mão-cheia de lugares igualmente comuns?
Acontece que os eleitores não são tão idiotas quanto as cúpulas partidárias sonham. Eles sabem bem que não vivemos apenas «15 anos de socialismo»; sabem quão pouco separa PS de PSD. Alguém imagina que nos dias da cavacal múmia como PM o défice sumiu? Claro que não.
Se a economia portuguesa se encarquilhou desta forma mal colidiu com a crise internacional, o que é que isso nos diz sobre a forma como a conduziram nas últimas décadas?
Em termos tristemente realistas, e excluindo a eclosão na realidade de um qualquer modelo outro, talvez só nos safemos quando toda a nossa soberania, em termos financeiros, for transferida para paragens mais competentes e menos parlapatonas.

1 comentários:

Ana Cristina Leonardo disse...

Tenho andado a interrogar-me isto: quando é que o fmi chegará ao poceirão?