20/09/10

O Tomás das "Novas Oportunidades"

Têm-se falado do caso do rapaz que não completou o secundário, foi para as "novas oportunidades" e acabou por ser o aluno com nota mais alta a entrar para a Universidade.

Quabndo li os primeiros artigos sobre isso, pensei que nas "Novas Oportunidades" lhe tivessem dado equivalência com uma nota altíssimas, e que com essa nota ele tivesse entrado na universidade.

Agora que finalmente tive oportunidade de ler a notícia, vejo que as coisas se passaram de outra maneira: ele, como aluno das "Novas Oportunidades" não teve nota pelo 12º ano, pelo que para a entrada na universidade contou apenas a nota do exame de admissão (onde ele teve 20 valores).

Ora, se ele efectivamente fez o mesmo exame de entrada que os outros alunos candidatos a esse curso ("Tradução"), e nesse exame teve uma nota mais alta que todos os outros alunos candidatos a esse curso (e recorde-se que os exames até costumam ter notas mais baixas que a avaliação interna das escolas), qual é exactamente o grande problema?

Pode-se argumentar que, realmente, um aluno que só esteja sujeito a um momento de avaliação (um exame) tem uma maior probabilidade de obter uma nota muito alta do que um aluno cuja nota é uma média ponderada de vários exames e classificações (pela mesma razão que é mais provável sair 100% de coroas se jogarmos uma moeda ao ar uma vez do que se a jogarmos 10 vezes); mas também há o reverso da medalha - também tem uma maior probabilidade de ter uma nota muito baixa.

5 comentários:

LF disse...

Quantas pessoas entram em medicina vindo de privadas onde pagaram as notas da componente dos 3 anos do secundário!
A entrada para a universidade deveria ser feita apenas por exames, e esta deveria optar se aceitava os exames nacionais ou faria exames mais difíceis.

João Torgal disse...

A questão é que completar o Secundário de forma não séria e estudar para um só exame é "ligeiramente" mais fácil do que fazê-lo ao longo de 3 anos e para vários exames...

Luis Rainha disse...

João,
A bem da verdade, parece-me que qualquer aluno pode anular matrículas e sujeitar-se apenas a exames. Ou não?
Tal como muita gente entra para o superior sem sequer ter o 12º...

miguel disse...

Não sei se será qualquer aluno, mas há muitos alunos que podem fazer o que este Tomás fez (a nota de candidatura ser apenas a nota dos exames). Eu próprio o fiz, porque vim de um sistema de ensino estrangeiro.

João Torgal disse...

"Apenas a exames" sim, mas não apenas a UM EXAME. Sem as "Novas Oportunidades" tem de os fazer todos.