29/09/10

Kim Jong-un, o “Brilhante Camarada”

Um tirano decrépito que herdou o poder absoluto das mãos do seu pai prepara as coisas para que o seu filho com 27 anos comece a partilhar o comando dos cordelinhos da paródia paranóica que é o regime norte-coreano (que, nas Festas do Avante, tem e sempre teve direito a uma barraquinha solidária para debitar a propaganda deste “partido irmão” do PCP). Para já, Kim Jong-un, já com direito ao cognome de “Brilhante Camarada”, o premiado neto de Kim Il-sung e filho de Kim Jong-il (o ditador em exercício, que tenta esconder a baixa estatura com saltos altos nos sapatos e uma farta e alta cabeleira), ascendeu ao posto de general das Forças Armadas e passou a integrar o Comité Central do Partido Comunista e tomou uma vice-presidência da Comissão de Defesa Nacional - CDN (num país, lembre-se, dotado de armas atómicas). Mas dados os verdes anos de Kim Jong-un para tamanhas responsabilidades, uma sua tia, Kim Kyong-hui, e o marido desta, Jang Song-taek, foram igualmente promovidos a generais e a vice-presidentes da CDN.

Praticamente todas as notas sobre o regime norte-coreano e as suas soluções extravagantes, como as que vão ser desencadeadas agora com a ascensão do neto de Kim Il-sung, prestam-se a explorar humoristicamente a inesgotável fonte de ridículo proporcionado por esta aberração comunista. Mas acontece que estamos a falar de um país e de um povo. Concretamente, de vinte e quatro milhões de pessoas prisioneiras de um poder de manicómio, relegados para a miséria e a fome, sujeitas a uma repressão implacável (250.000 prisioneiros em campos de trabalhos forçados). Sim, por muito que pareça, aquele manicómio, arvorado de um “poder de vanguarda” que degenerou para um comunismo com tara monárquica, não é uma companhia de comediantes que ali está para nos distrair e divertir. Espolia, oprime e reprime. E anda com armas atómicas na algibeira.

(publicado também aqui)

5 comentários:

Anónimo disse...

Existem fontes fiáveis para esse número de prisioneiros em campos de trabalhos forçados?

João Tunes disse...

Fonte: http://blogs.elpais.com/aguas-internacionales/2010/09/nuevo-jefe-campo-concentracion-corea-norte.html

Anónimo disse...

O link do El País aponta para a HRW mas o link não dá números para os que vivem em campos de concentração. Perguntei, pois acho estranho haver uma noção de quantos serão esses prisioneiros.

Anónimo disse...

tenham medo... tenham muito medo... A Coreia do Norte tem (terá? onde estão essas provas irrefutáveis?) armas nucleares...

Ui...já nem sei se vou poder dormir esta noite sabendo que a Coreia do Norte tem armas nucleares.... E quantas serão? 1? 10? 100?

Mas esperam! O que nos vale são as armas atómicas dos USA estacionadas/apontadas à Europa, não é?

Graças à protecção americana e às denúncias do Tunes, poderemos afinal dormir descansados cientes que estamos protegidos das ameaças islâmicas, estalinistas e terroristas maléficos!

Marco disse...

O liberalismo selvagem dá uma passada de gigante e alguém coloca este post...

Mensagem: cuidadinho com as alternativas que vêm aí o Pol Pot ou assim.


Ninguem deporta esta personagem para o Jugular? Por uma questão de respirabilidade