02/01/11

Mais vale tarde do que nunca: de passagem por Lisboa, "O Espectro da Anarquia" animará o debate que a UNIPOP promove na Casa da Achada (no próximo sábado, 8 de Janeiro, pelas 15 horas)

O Espectro da Anarquia - mesa-redonda

Casa da Achada: sábado, 8 de Janeiro, 15h, entrada livre

Organização: UNIPOP

ParticipaçõesAntónio Cunha, António Pedro Dores, José Maria Carvalho Ferreira, José Neves, Miguel Madeira, Miguel Serras Pereira, Ricardo Noronha.

O recurso a etiquetas ideológicas é uma prática recorrente, quer por parte de correntes de pensamento e movimentos sociais e políticos quer por parte dos poderes instituídos. Se para os primeiros uma lógica de fixação identitária parece impô-lo, para o segundo trata-se de uma técnica de definição de um inimigo, interno ou externo, identificável, de um processo de naturalização do recurso à violência autorizada. «Comunismo», «terrorismo», «antiglobalização», «anarquismo» têm sido algumas dessas etiquetas. Mais recentemente, o «anarquismo» – ou mais sofisticadamente as «ideias anarquistas» – instalou-se no espaço mediático a propósito de um conjunto de movimentações sociais contra os poderes instituídos. Detenções, condenações judiciais, cordões policiais em manifestações, a coberto da defesa da democracia contra as «ideias anarquistas», têm, na verdade, sustentado a criminalização de todas as lutas que procuram situar-se para lá da intervenção política e social institucionalizada. Partindo do reconhecimento de que por detrás da designação «anarquismo» se esconde uma enorme pluralidade teórica e prática, a UNIPOP propõe uma discussão acerca do percurso histórico das «ideias anarquistas» em Portugal, bem como uma abordagem cruzada de algumas das tradições teóricas que se colocam sob essa etiqueta.

1 comentários:

Anónimo disse...

Gravem isso e depois publiquem o podcast!