30/06/10

Está descoberto o Carlos Queiroz do sistema judicial

Agora que o futebol nos trouxe de novo à terra, já aí está uma nova alucinação para galvanizar as hostes. Pinto Monteiro acha que «Se corrermos a Europa, não encontramos justiça melhor que a portuguesa.»
Naturalmente, não é preciso ir longe para confirmar os anos-luz que separam este senhor da realidade com que os cidadãos, sobretudo os menos abonados, se deparam quando entram neste reino das maravilhas que seria a Justiça portuguesa. Também só mesmo o Queiroz é que deve ter sentido a alegria do dever cumprido depois da miséria de ontem.

2 comentários:

Anónimo disse...

A acreditar nos insignes comentadores, e jornalistas desportivos…

Pergunto eu; como se podia ganhar á Espanha, jogando “só” com o Fábio Coentrão?

… vá lá, ontem parece que jogaram com um guarda redes Eduardo ( será Eduardo Coentrão ? ) e que só se terão apercebido que não era o “Fábio” - porque ao que parece - aquele terá chorado no final do jogo !

Não será altura de o Sr. Pinto Monteiro – para ter acesso á “boa” imprensa - arranjar também o seu Fábio Coentrão ?

joão viegas disse...

Estou em divida para com o Vias de facto, mas vejo que o Luis Rainha vem resumir de maneira muito simples et eficaz tudo o que penso que esta mal em Portugal.

Este tipo de afirmações (do Pinto Monteiro) so se compreende porque nos satisfazemos com uma realidade de papel.

O direito foi sempre idilico em Portugal. Não ha pena de morte desde 1867. Temos direitos sociais e economicos que fariam empalidecer de inveja qualquer social democracia. As nossas regras de processo penal são tão boas que tornaram o pais num exemplo : processos eficazes, simples e justos. Basta ver que não temos violências policiais (como é sabido, em Portugal, nunca são os policias que perdem a cabeça) nem corrupção.

O nosso direito do trabalho, então, é uma autêntica maravilha. Graças a ele, conseguimos travar definitivamente a emigração e temos tido dificuldades em impedir multidões de suecos, alemães e finlandeses que so desejam arranjar emprego no nosso pais.

Falta dizer que isso so acontece NO PAPEL ou, quanto muito, no café.

E porque é que falta dizer isto ?

Porque não existe, nem entre os juristas, nem entre os cidadãos, uma preocupação minima pela EFECTIVIDADE do direito.

Ou seja, porque não existe ESQUERDA.

Mas a maior parte das pessoas ja se esqueceu completamente do que "esquerda" quer dizer. Pensam que é uma tuna académica de um tipo especial, que prefere cantar a internacional em vez do fado de Coimbra.

Não é nada disso, meus amigos. Esquerda é o conjunto das forças politicas que pugnam para que os direitos, ou seja a igualdade entre os cidadãos, seja mais do que uma realidade formal !

Ainda bem que o Luis Rainha vem lembrar esta verdade esquecida.