05/07/10

Plágio descarado

Compare-se este texto com este outro. E verifique-se o estado de preguiça intelectual e política a que chegou o senhor deputado. Assim é certo que não corre o risco da perigosa heterodoxia mas usar uma coluna de opinião num jornal diário (JN) para plagiar comunicados partidários torna o combate de ideias num enfadonho toque de vuvuzela.

(publicado também aqui)

6 comentários:

A. Silva Santos disse...

O autor do «post» deve-se ter fiado que, pelo sistema de abre link,lê texto, fecha link, abre outro link e lê texto, os leitores lhe dariam razão.

Pois é, mas aqui fica o meu testemunho : dei-me ao trabalho de imprimir os dois textos e de os comparar.

E a conclusão que tirei é que à escala de 80% o artigo de Honório Novo tem uma composição semântica e uma exposição sequencial de ideias diferente do comunicado do PCP, embora naturalmente com o mesmo sentido político geral, como é seu direito e é natural.

De resto, toda a gente sabe que o deputado Honório Novo é conhecido por ser um rematado preguiçoso...

Já o deputado do Bloco que fez um requerimento copiado de um «post» alheio sobre o Braga de Macedo e o sitio do Instituto de Investigação Tropical é um incansável trabalhador.

Anónimo disse...

Independentemente do que diz o comentador anterior, acho que a verdadeira comapração de textos que importava propor aos leitores deste blogue era entre o artigo de Honório Novo e a notícia, se é que houve, do JN ao comunicado do PCP.

João Tunes disse...

A. Silva Santos, se imprimiu os dois textos gémeos, sugiro que os mande encadernar. O nacionalismo serôdio e despropositado tão intimamente partilhado neles deve ter provocado uma cólica nas cinzas de Cunhal.

Ao "anónimo" adjunto de A. Silva Santos: Mande-me o seu mail, antes da edição dos próximos posts, consulto-o sobre o que "importa propor aos leitores deste blogue". Aqui, desde que da "linha justa", até os anónimos acobardados têm direito a definir "a verdade a que temos direito".

Anónimo disse...

Já o Tunes é, como toda a gente sabe, um grande «internacionalista»,
desta vez o internacionalismo do grande capital mas paciência, é o ar dos tempos.

A. Silva Santos disse...

Então estávamos no naipe de paus e o J. Tunes muda para o naipe de copas.

Afinal, se o seu «post» era sobre a «preguiça intelectual» do Honório Novo, agora o problema já passou a ser o «nacionalismo serôdio»?

Homem, veja se se decide !

João Tunes disse...

Sem sair da "arte da bisca lambida", excelente para temperar uma conversa neo-realista, digo-lhe, A. Silva Santos, que não batotei com os naipes. Claro que Honório Novo não será, pessoalmente, um preguiçoso. Admito até que seja um stakanovista parlamentar e não só. Mas tem, inevitavelmente, um compromisso de preguiça ideológica, política e cultural com a indigência intervencionista e propositiva desta paupérrima direcção do PCP. E terá sido isso que o levou a fazer a figura triste de, para não meter "a pata na poça" ousando destoar intelectualmente daquele marxismo lumpen de partido-sindicato-colectividade de recreio, copiar, numa coluna de opinião, o texto do gabinete de imprensa do PCP, uma miséria escrita em termos de nacionalismo serôdio.