30/11/10

StopBanque: a animada proposta política de Cantona continua ao ataque

Uma peça singularmente tendenciosa do Público acaba, não obstante, por publicitar uma animada proposta política de Cantona. No essencial, e deixando de parte as distorções reaccionárias do texto de Rosa Soares, trata-se, na ideia de Éric, do seguinte:

Cantona, actualmente com 44 anos, defendeu numa entrevista a um jornal regional francês que são precisas formas de contestação alternativas às greves e às manifestações e que é necessário que se faça "uma verdadeira revolução".
"Não peguemos em armas para matar pessoas e começar uma revolução. Nos dias de hoje, é muito fácil fazer uma revolução. O sistema assenta no poder dos bancos, por isso tem de ser destruído através dos bancos", defendeu o ex-jogador, que, nos últimos anos, tem dividido o seu tempo entre o cinema e as acções de beneficência, através da Fundação Abbé Pierre, que presta apoio a pobres e sem-abrigo.
Na entrevista, dada depois da forte contestação dos franceses ao plano de austeridade, com implicações nos impostos, redução da despesa pública e aumento da idade da reforma, o antigo jogador (…) sustentou que o seu conceito de revolução é simples: "Em vez de irmos para as ruas, conduzir durante quilómetros, basta ir ao banco e levantar o dinheiro. Se houver muita gente a fazer levantamentos, o sistema colapsa. Sem armas, sem sangue."
(…)
Mas a proposta de Cantona teve uma consequência imediata que não pode ser desprezada, já que serviu de mote a um movimento na Internet, o StopBanque, que apela aos cidadãos europeus, e não apenas aos franceses, para que façam levantamento de dinheiro, aos balcões dos bancos, num dia em concreto: 7 de Dezembro.
Já terão sido manifestadas mais de 14 mil intenções de adesão a esta iniciativa, e a mensagem do StopBanque começa a ser replicada noutros países, com destaque para a Inglaterra, e também noutras redes sociais, designadamente no Facebook.


Para saber mais e apoiar a iniciativa, pode clicar em StopBanque.

2 comentários:

Anónimo disse...

hail to cantona!
hail to cantona!
hail to,
hail to,
hail to cantona!
hail to cantona!

(para cantar na vizinhança de um banco e/ou estádio de futebol. musica é o refrão da marselhesa)

Maestro disse...

______________________________________________________

Atención: BankRun 2010 .

Pensé que como muchos otros que el movimiento iniciado por Eric Cantona fue espontáneo e ingenuo y pensaba que me podía pasar a ella a fin de establecer La Nouvelle Économie. Después de una Skype discusión con Géraldine Feuillien llegué a la conclusión de que era un movimiento cuyo cerebro manipulador aún se desconoce, pero cuya finalidad es establecer un sistema económico probablemente fascistas que surgirán por el terror en lugar de un movimiento que promueva los intereses económicos de cada uno de nosotros.
______________________________________________________