06/12/10

As taxas de crescimento económico chinês

Via WikiLeaks e Business Insider:
Liaoning Party Secretary Li Keqiang, identified as a potential “fifth generation” leader and possible successor to President Hu Jintao, joined the Ambassador for dinner at his residence on March 12 (...) GDP figures are “man-made” and therefore unreliable, Li said.

3 comentários:

Fernando disse...

Não sei até que ponto será possível comparar a China com a URSS em termos de funcionamento da economia. No entanto, na URSS, o facto da maior parte da economia ser estatizada implicava que a lei do valor não fosse aplicável: os preços eram arbitrariamente definidos (bem como o valor da força do trabalho), pelo que qualquer medida de tentar calcular o PIB ou apresentar valores de PIB per capita - a prova de fogo de comparação com uma economia capitalista - seria impossível de realizar. Outra medida, o poder de compra, poderia não fazer sentido já que a taxa de acumulação por parte do Estado seria definida no início do plano - em suma, sacrificando poder de compra nestes 5 anos para que nos próximos 5 haja um muito superior.

É por isso que o tal Li diz, sorrindo "By looking at these three figures, Li said he can measure with relative accuracy the speed of economic growth. All other figures, especially GDP statistics, are “for reference only,”.

De qualquer modo, as políticas monetaristas que os EUA e o BCE estão a seguir, imprimindo moeda para comprar dívida pública, não distorcem também qualquer significado que tenha o PIB ou o seu crescimento?

Miguel Madeira disse...

Há partida, não - a taxa de crescimento do PIB é calculada deflacionado o PIB nominal da taxa de inflação.

A questão é se a taxa de inflação estará a ser bem medida

Fernando disse...

Não sei se vem em resposta ao "leak", mas aí está http://economia.publico.pt/Noticia/pequim-sinaliza-mudancas-na-sua-politica-cambial_1431118