09/12/10

Leio isto e pergunto: e se puséssemos aí a circular um documento em que devidamente identificados nos confessássemos todos ciber-atacantes pela causa que move este rapaz?

Um adolescente de 16 anos foi interrogado na noite de quarta para quinta-feira em Haia, na Holanda, suspeito de ter participado nos ataques de activistas defensores da WikiLeaks contra sites de cartões pagamento que cortaram serviços à organização nos últimos dias, informaram as autoridades holandesas.
A Polícia Judiciária suspeita que o adolescente esteve envolvido nos ataques aos sites da Visa, da MasterCard (que estiveram inactivos) e da PayPal, disse à AFP o porta-voz da instituição, Wim de Bruin.
Desde ontem, os sites de várias empresas que anunciaram deixar de prestar serviços utilizados pela organização de Julian Assange ficaram indisponíveis, depois dos ataques de hackers não identificados do grupo Anonymous.
Não é, no entanto, certo que o adolescente faça parte desta iniciativa cujos membros dizem não ser organizada e que se têm ocupado com a Operação Vingança, em resposta às ameaças lançadas contra a WikiLeaks e depois da detenção de Assange por suspeitas de crimes sexuais.
Tudo o que Wim de Bruin diz é no campo das suspeições: “O adolescente faz, provavelmente, parte de um grande grupo mais alargado de hackers, a respeito do qual prossegue um inquérito”.
O suspeito deverá ser presente a tribunal amanhã, em Roterdão, segundo a CNN, que refere que o adolescente acabou por confessar os crimes às autoridades.

3 comentários:

ana faria disse...

Porra, neste blogue anda tudo a dormir na forma e ninguém celebra como deve ser a libertação de S. Ashkinet, uma grande vitória do movimento internacional de solidariedade?

Miguel Serras Pereira disse...

Ana Faria,
até já houve um post do João Tunes sobre o assunto. Mas, como a estas horas saberá, a notícia não se confirma. Por desgraça. A ver vamos. Talvez tenhamos ainda de continuar a defesa de Sakineh Ashtiani.
Por outro lado, creio que o seu reparo é injusto. Entre nós, o Vias de Facto contou-se entre os blogues que mais activos se mostraram contra as autoridades de Teerão a propósito do caso. Não deu por isso?
Saudações democráticas

msp

Marlexis disse...

Talvez logo à tarde seja demasiado cedo, pois a proposta desta posta fará mais sentido quando (se) em Portugal se verificar alguma acusação. Ou então poderemos ser solidários internacionalmente e logo à tarde ter já preparado um pequeno texto em que os/as abaixo-assinados/as assumem quota parte da autoria dos ataques informáticos às páginas na internet das empresas x e y. Eu assino, se os promotores desta concentração tal texto levarem.