04/12/10

Sondagem irlandesa

Sondagem publicada hoje [pdf]:

Fianna Fail....13% (42% nas últimas eleições)

Fine Gael....32% (27%)

Labour Party....24% (10%)

Sinn Feín....16% (7%)

Green Party.....3% (5%)

Outros......11% (9%)

[Análises aqui, aqui e aqui]

Uma nota sobre os partidos irlandeses - a Irlanda é dos poucos países do mundo (outro talvez seja a Argentina) cujos principais partidos não estão divididos segundo o esquema esquerda-direita; em vez disso, a divisão partidária irlandesa é feita por um tema muito mais premente e actual - a posição tomada em 1921 face ao acordo que o Michael Collins assinou com os britânicos (ter visto o filme ajudará a perceber): de um lado, o Fianna Fail (que pode ser traduzido tanto como "Soldados do Destino" como "Soldados da Irlanda"), o partido do Eamon De Valera, a ala radical que rejeitou o acordo - é o partido no poder e tem estado aí durante quase toda a história da Irlanda independente; do outro, o Fine Gael (algo como "Família Irlandesa"), o partido dos apoiantes do Michael Collins, a ala moderada que aceitou o acordo.

Na escala clássica, tanto o FF como o FG ficariam na direita ou centro-direita (o FF é mais conservador nos costumes que o FG, e o FG mais liberal na economia que o FF) - há quem diga que o motivo para alguém votar FF ou FG tem menos a ver com a ideologia e mais com o lado em que o bisavô combateu na guerra civil dos anos 20.

O Sinn Feín, penso que toda a gente o conhecerá (como o "braço politico" do IRA); poderá ser considerado como "esquerda soberanista".

O partido mais "normal" dos principais na Irlanda ainda serão os Trabalhistas, correspondentes  aos seus homónimos britânicos ou ao PS português. Normalmente coliga-se com o Fine Gael.

A "Aliança de Esquerda" está algures nos "Outros".

Mas se estas sondagens se confirmarem, será uma terramoto eleitoral com o Fianna Fail (o partido tradicional do governo) a ser varrido do mapa, com um grande crescimento dos partidos que se dizem de esquerda (o desfecho mais provável será uma coligação Fine Gael/Labour).

Outro ponto é que o orçamento de Estado vai ser votado para a semana, e o governo tem uma maioria de 2 votos - há sempre a esperança que, perante o descalabro eleitoral anunciado, 2 ou 3 deputados do Fianna Fail tentem salvar o lugar votando contra.

Adenda - ver este comentário da Mariana Avelãs sobre a história e natureza dos partidos irlandeses

3 comentários:

mariana avelãs disse...

que grande confusão...
o fianna fáil é criado pelo de valera sim, mas depois da guerra civil - ness altura, ele ainda estava no sinn féin. e o fine gael é criado ainda mais tarde (já com o collins morto há muito, portanto), e é, e sempre foi, um partido de direita (e menos nacionalista que o fianna fail, para quem a questão da irlanda do norte sempre foi, pelo menos em teoria, fundamental). tem alternado no poder com o fianna fáil desde a sua criação.
e o sinn féin, sendo um partido nacional (o único), não deixa por isso de ter uma base de apoiantes muito diferente a norte e a sul. convém ler o programa e saber o que tem sido dito antes de o considerar um partido da esquerda "soberanista" ou pouco "normal", sobretudo quando o ira não tem estado particularmente activo nos últimos anos.
e o partido trabalhista ser "normal" também tem muito que se lhe diga... só o facto de se ter coligado várias vezes com o fine gael (repito: partido de direita, com o que a irlanda teve de mais parecido com fascistas entre os fundadores) é tudo menos "normal".

Miguel Madeira disse...

Bem, o actual Sinn Feín cindiu com o Sinn Feín "histórico" (e o actual IRA com o IRA "histórico") porque achava que este se estava a concentrar de mais no socialismo e de menos no republicanismo irlandês; logo pelo menos na sua génese tem uma historia diferente de, p.ex., os outros partidos que se sentam no "Grupo da Esquerda" no Parlamento Europeu

Quanto ao Fine Gael, confesso que escrevi o post considerando-o como sendo na prática a mesma coisa que a Cumann na nGaedheal (esse sim o partido criado pela facção do Collins depois da sua morte).

Mas reconheço que estes detalhes não serão tão prementes e actuais como tudo isso...

mariana avelãs disse...

para o presente, o que me parece importante é não descartar o sinn féin como partido da esquerda "a considerar". a cisão entre officials e provisionals é dos anos 70, e tem a ver sobretudo com pragmatismo relativo ao norte. muito mudou desde então. lendo o programa e as posições do sinn féin desde 1981, e as que tem tomado ultimamente, há lá muito pouco com que não concorde. o objectivo continua a ser uma irlanda unida e socialista, por exemplo. por algum motivo sempre foi marginal no sul, e é uma boa notícia que cresça neste momento.
e também convém não tirar grandes conclusões idológicas dos "republicanos" vs free staters durante a guerra civil. o filme do ken loach, por exemplo, é enganador a esse respeito. o de valera é das personagens mais sinistras e conservadoras da história da irlanda, e o pouco que o collins disse sobre polítca não militar coloca-o bastante à esquerda. o cumann ngaedheal era sobretudo o partido dos grandes proprietários, e o fine gale foi mais ou menos isso mais os blue shirts na sua génese. para o presente, o que interessa é que preocupações de esquerda terá muito poucas, com ou sem o labour.