05/09/11

Aula de fiscalidade para Miguel Sousa Tavares

MST no Expresso:
"A partir de 153.000 euros de rendimento anual cai-se no escalão máximo. Descontado o 13º e o 14º mês, isso equivale, num casal em que ambos trabalhem por conta de outrém, a um salário bruto de 5000 euros/mês, cada"
Algo que acho irritante é esta conversa de "um casal em que ambos trabalhem, basta ganharem tanto para irem parar a certo escalão".

Será que os opinadores que escrevem isto não pagam IRS? Não preenchem declarações de IRS? Não recebem notas de liquidação, indicando o que têm a pagar ou a receber? Por outras palavras, não sabem que a taxa de IRS dos casais é determinada em função de METADE do rendimento declarado? Para um casal ficar no último escalão têm que ganhar em conjunto 306.600 euros, cerca de 11 mil euros por mês cada um.

Já agora, não acho que 5.000 euros por mês fosse assim tão pouco - não conheço ninguém do meu círculo de relações próximas que ganhe isso (é verdade que também não ando a perguntar às pessoas quanto ganhem, e o meu circulo social também não é muito grande...).

5 comentários:

Anónimo disse...

Não seria melhor falar do hipotéctico( não provado ainda?!?) empestimo do banco dos laranjinhas provincianos, BNP, de 1. 600 milhões de Euros a Américo Amorim para comprar- com a filha do Zédu angolano- a posição dominante na Galp? O MS Tavares é um tipo porreiro e anda em lua-de-mel prolongada, deixem-no em paz, sff. Niet

Anónimo disse...

bom esclarecimento... não sabia que nas declarações conjuntas se indicava apenas metade do rendimento...
realmente, o nosso panorama mediático é dominado pela demagogia...

Wyrm disse...

5000€/mês nem na holanda é pouco...

Miguel Madeira disse...

Indica-se o rendimento todo; nos cálculos que depois são feitos (creio que na linha 10 da nota de liquidação) é que ele é dividido por dois.

tempus fugit à pressa disse...

Lamentamos muito que o seu círculo social não seja grande

Havia um tal de Madeira que era vulcanólogo e afins podiam formar um clube de Madeiras que ganham abaixo de 4000 euros por mês

5000€/mês nem na holanda é pouco...
lamento informar que um técnico de grau inferior (de importação, ganhava 5250 euros (ilíquidos) em 2002 na Holanda
Se bocemecê ganhava menos como bolseiro/a patientia

5 mil é bastante comparados com os 475 do mínimo

mas há dezenas de milhares em Portugal que andam perto ou o superam
Basta terem uma consultora ou outro negócio associado ao estado

e infelizmente bai tudo pós prejuízos empresariais

logo...5000 efectivos
ou 2 ou 3 x2500 de jure...

se não o divide nem o esconde ou não pode ou não quer...