31/03/14

Grécia - a polémica do leite fresco

Resumo: uma das exigências da troika é que a Grécia mude a definição de "leite fresco", alterando de 3 para 11 dias o prazo durante o qual o leite pode ser considerado "fresco" (já que se considera que o prazo de 3 dias é uma forma indirecta de fechar o mercado ao leite de outros países da UE, porque assim não dá tempo para o leite importado chegar à Grécia). - After “Expired Food” at Greek Supermarkets, Time for “Expired Milk”!!! (2013/10/16) - Greek Food Minister Dismisses Claims of “Expired Milk” at Supermarkets (2013/10/16) - Greece’s coalition government at risk to drown in “fresh milk” (2014/03/21) - Greek Minister resigns over Milk Reform… and nobody notices (2014/03/30) Via Keep Talking Greece - é também interessante seguir a evolução do assunto ao longo dos meses, começado como boato desmentido oficialmente e acabando como proposta aprovada

2 comentários:

Pancho Roble disse...

Não sei se o comissário Algirdas ŠEMETA (responsável pela tributação, costumes, estatísticas, auditoria e luta anti-fraude) é que terá de chegar a essa “teta”. Mas o leite fresco com 11 dias de validade, tem mais conservantes ou não?

alf disse...

pois, os gregos são um perigo para o plano alemão.. parece que são os únicos que não dormem na forma..
Os alemães são os campeões das normas técnicas para impedir os produtos dos outros países de entrarem no mercado deles quando não querem - ainda recentemente obrigaram a China a vender os paineis solares para a europa ao dobro do preço para não lhes fazerem concorrência.

Não seria uma boa ideia propormos isto para os texteis? Já que os paineis solares custam o dobro do que deviam para defender os interesses alemães, que tal os textos de fora da europa também terem de passar a custar o dobro?