12/09/17

Ler os Outros: PREC na Matemática: facilitismo para o século XXI

O texto de opinião de Jorge Buescu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática,  hoje no Público, reflecte sobre a recente reforma curricular com impacto nos alunos que frequentam o ensino secundário.
Trata-se de uma redução de 25% nos tempos lectivos de algumas disciplinas, para que esse tempo seja dedicado a um conjunto de actividades. Há neste caso cerca de 240 escolas abrangidas por este projecto Piloto. Escolas escolhidas não se sabe por quem. Pelos pais dos alunos que as frequentam não foram de certeza.
Tenho um filho no sétimo ano e estive recentemente na reunião de ínício do ano. Fiquei a saber que a escola do meu filho está abrangida por este tipo de projecto. O facto de discordar desta redução do tempo lectivo em áreas como a Matemática, ou o Português, não me vale de nada. A regra é comer e calar. Quem manda decide. Quem não manda, obedece. A democracia, ou a falta dela, tem as suas regras.
Subscrevo o que Buescu escreve sobre a forma anti-democrática como o Governo toma uma decisão desta importância,  quinze dias antes do início do ano, no segredo dos gabinetes. Com muito discurso, meramente retórico, sobre a importância da aprendizagem, etc, etc. Ao mesmo tempo que vai tomando medidas que visam utilizar o sistema de ensino para perpetuar as desigualdades.Mais do mesmo.

0 comentários: