27/01/21

De onde vieram os votos de Ventura? (mais um contributo para a questão a juntar aos outros 536)

Tentei investigar também alguma coisa sobre o assunto - o que fiz foi tentar comparar as variações entre as votações nas legislativas de 2019 e nas presidenciais de 2021 (dados extraídos com isto). Resumo para quem não queira ler o post todo - tanto no conjunto do país, como sobretudo no tão falado Alentejo, os eleitores de Ventura parecem ter vindo sobretudo do PSD, do CDS e/ou do PS (suspeito que dos primeiros dois), e muito pouco do PCP/CDU.

Primeiro, o assunto mais badalado - comparar Ventura e João Ferreira; neste quadro, no eixo dos Xs está a diferença entre a votação de André Ventura em 2021 e a do Chega em 2019; no eixo dos Ys é a diferença entre João Ferreira e a CDU: 

 

Realmente, quanto maior a descida de Ferreira, maior a subida de Ventura, mas a ligação não é muito forte (uma correlação de -0,22 entre a variação de Ferreira e a variação de Ventura). Curiosamente a menor subida de Ventura é a maior subida de Ferreira (Corvo, nos Açores). Agora, uma comparação entre a variação de Ventura e a diferença entre Marcelo + Ana Gomes em 2021 e PSD + CDS + PS + PAN + Livre em 2019; alguns elitores irão pensar "mas que raio de comboio com tantas carruagens é esse?", mas é a única maneira de fazer uma comparação - como tudo indica que o PS se dividiu sobretudo entre Marcelo e Ana Gomes, tem que se tratar as candidaturas de Marcelo e Ana Gomes em conjunto em comparar com o conjunto dos partidos que, explicita ou implicitamente, apoiaram um dos dois.

 

Também aqui se nota o efeito que Ventura subiu mais nos sítios onde Marcelo + Ana Gomes subiram menos/desceram mais, e ainda mais pronunciado - a correlação agora é de -0,48 (e no gráfico nota-se que os pontos se ajustam um pouco mais à linha de tendência). Se formos , p.ex., olhar para o pontinho mais à direita do mapa, com a maior subida de Ventura (Mourão, no distrito de Évora), vemos que Ferreira desceu pouco mais de 5 pontos percentuais (5,71, para ser mais exato) face à votação de CDU, enquanto Marcelo + Ana Gomes desceram mais de 15 pontos (16,76). 

 Já agora, podemos fazer uma análise mais restrita, só para os distritos de Beja, Évora e Portalegre: 

Variação da votação Ferreira/CDU com a votação Ventura/Chega 

 

No Alentejo, pelos vistos, as maiores subidas de Ventura ocorreram nos concelhos onde João Ferreira desceu menos, o que põe em causa ainda mais a teoria do voto comunista que teria passado para o outro lado. 

E comparando a votação de Ventura com a de Marcelo + Ana Gomes 

Aqui é que não há grandes dúvidas - a relação entre a subida de Ventura e a descida de Marcelo + Ana Gomes parece uma proporcionalidade quase direta (uma correlação de -0,81, para ser mais exato). Ou seja, no Alentejo parecem ter sido sobretudo os antigos eleitores do PSD e do PS que votaram Ventura. E, já que estou com a mão na massa, vamos ver os resultados no Algarve (onde Ventura também teve uma votação bastante alta). 

 Comparação entre Ferreira e Ventura  

Muito parecido com o Alentejo - o efeito é muito pequeno, mas onde Ventura subiu mais foi onde Ferreira desceu menos. 

 Comparação entre Marcelo + Ana Gomes e Ventura  

Também parecido com o Alentejo, mas menos acentuado - as subidos de Ventura parecem muito associadas às descidas de Marcelo + Ana Gomes 

Comparação entre Marisa e Ventura (no Algarve faz sentido, devido ao peso regional do Bloco) 

 

Há aqui efetivamente uma associação entre as descidas de Marisa Matias e as subidas de Ventura (ainda que muito menos acentuada do que com Marcelo + Ana Gomes). 

Anexo - ficheiro Excel com os dados: comparar-presidenciais-legislativas.xlsx.

[Post publicado no Vento Sueste; podem comentar lá]