30/06/10

A completa direcção sobre toda a produção e todo o consumo


 O controlo operário exerce-se quer ao nível da fábrica quer ao nível dos serviços. Também aqui os trabalhadores têm que saber donde vêm os lucros, têm que vasculhas nos papéis, tomando assim conhecimento de todos os mecanismos e trafulhices. Será através do controlo operário que a classe operária e o povo poderão exercer a completa direcção sobre toda a produção e todo o consumo. Inserindo-se na luta mais geral que o povo trava, sob a direcção da classe operária, pela sua libertação, pelo fim da opressão, pelo fim da exploração do homem pelo homem, a luta sindical deve contribuir para o avanço da Revolução, devendo o Sindicato enquanto órgão de resistência prolongar-se em todos os locais de trabalho.
“As listas vencedoras (Bancários e Escritórios) falam ao Expresso”, Expresso, 06/09/1975, pp.16-17
No Verão de 1975,  uma lista dinamizada pelo PS e pelo MRPP venceu as eleições do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, defrontando uma lista que representava a direcção anterior, na qual predominavam militantes do PCP e do MDP/CDE. Numa entrevista conduzida por Vicente Jorge Silva, a nova direcção pronunciou-se sobre o destino a dar ao sistema bancário. A luta sindical, diziam eles, devia contribuir para o avanço da Revolução.

1 comentários:

Anónimo disse...

No quadro de uma visão estratégica diferente daquela em que foram produzidas - cidadania governante em vez de vanguarda/partido - poderá até fazer sentido recuperar a(s) palavra(s) de ordem que constituem o título do post.

nelson anjos