10/07/10

Um tipo Vivo

As respostas (R) que se seguem são de Rui Patrício, actualmente administrador da Vivo (pela PT) e dos interesses do Grupo Espírito Santo e da EDP no Brasil. Singrou na vida empresarial brasileira, depois de 1974, através do grupo “Monteiro Aranha”. Era Ministro dos Negócios Estrangeiros quando do 25 de Abril de 1974 e foi um dos passageiros da chaimite Bula saída do interior do Quartel do Carmo nessa noite, após a rendição a Salgueiro Maia. Entrou para o governo (subsecretário do Ultramar) ainda com Salazar vivo e no poder e assim continuou, já como ministro, durante todo o consulado de Marcello Caetano. A entrevista foi conduzida por Leonor Xavier, escritora e jornalista (*). Pena que o livro não tenha como posfácio um pano bem encharcado que os leitores pudessem "oferecer" ao tipo Vivo para limpar da face o seu cinismo e o seu descaramento.

P – Tem absoluta fidelidade à memória e à obra e inteligência de Marcello, do Dr. Marcello. Nunca pensa que a história podia ter sido diferente?
R – Já disse que a minha adesão ao regime é total. Mesmo no próprio tempo de Marcello, houve coisas em que eu podia não estar de acordo. Mas estava de acordo na essência…

P – Com que coisas não estava de acordo?
R – Com a Censura não estava de acordo. Também com certos métodos de investigação da polícia não estava de acordo.

P – Nós vivíamos isolados. Não podíamos ter acesso a todos os livros, nem aos filmes, nem a todas as músicas.
R – Não sei… Não havia esse isolamento, as pessoas podiam viajar à vontade. Isolamento havia nos países da Cortina de Ferro.

P – A tortura, os métodos de investigação que implicavam tortura?
R – Com isso nunca posso estar de acordo, como qualquer pessoa normal não pode estar. Agora, eu nunca tive conhecimento concreto, nunca tive prova disso.

P – Não teve na época, mas hoje em dia tem.
R – No tempo de Salazar, ou durante a Guerra Civil de Espanha, sim. Mas no tempo de Marcello já não se fazia isso.

(*) – “Rui Patrício, a vida conta-se inteira”, Leonor Xavier, Edições Círculo de Leitores / Temas e Debates.

(publicado também aqui)

2 comentários:

miguel disse...

Muito bem, Tunes, sempre a subir. A não esquecer!

João Tunes disse...

Não percebi. E o link não funciona. Sff, faça como os índios, troque isso por sinais de fumo...