12/11/10

As revelações de Rogeiro, o visionário desde muito pequeno

Nuno Rogeiro, no JN:

Lembro-me - muito pequeno - de Caetano o elogiar ao meu pai, salientando sobretudo a vivacidade e perspicácia do jovem deputado da "Ala Liberal". Na minha ainda limitada compreensão do país político, julguei ver no louvor já uma espécie de previsão de outra coisa. Outro sistema, outro regime, outro universo, ou só a transformação - acelerada e profunda - daquele que vivíamos?
A "revolução", ou só a "evolução na continuidade"?
Claro que Marcelo Caetano, que presumivelmente - como Gorbachev - queria modernizar o regime, para o salvar, tinha dúvidas. Não esqueçamos que era, ao mesmo tempo, o reformador que abria a porta, e o guarda portão que, por dever, a devia manter fechada.
A promessa era Francisco Sá Carneiro.


(publicado também aqui)

4 comentários:

Anónimo disse...

May the force be with you

Anónimo disse...

Notável, a todos os títulos, este Nuno !

Ele diz que era «muito pequeno» e eu pus-me a pensar que a coisa se podia ter passado por volta de 1969ou seja quando Rogeiro Júnior tinha 12 anos.

E deu-me então para imaginar retroactivamente qual seria o meu imaginário aos 12 anos mesmo não beneficiando de convivios familiares com pessoas tão ilustres.

Mas, em boa verdade, não o consigo reconstituir, só sabendo que nele entravam de certeza previsões sobre o futuro de personalidades políticas portuguesas.

E, pronto, só quero acrescentar que sempre desconfiei daqueles que não viveram as infâncias e pré-adolescências comuns a quase toda a gente. Não lhes deve ter feito bem.

Niet disse...

Oh.sr. V. Dias: Fico banzado,equivocado, absorto e estupefacto com a sua dose de ingenuidade. Como homem da Imprensa do PCP durante décadas dá para pensar na inacreditável ingenuidade de V. Excia. O Nuno Rogeiro pertence aqueles indómitos jovens contra-revolucionários de segunda ou terceira linha do Antigo Regime. Teve que penar muito, muitíssimo para chegar a onde chegou hoje.Quem não se recorda do seu tirocínio- como o fez José Miguel Júdice durante mais de uma década...- no semanário" O diabo " da Vera Lagoa e outros contras? Com qualidades de trabalho lá foi " abichando " uns lugares e umas ligações a grandes centrais de Contra-Informação mundiais. Depois- como o Fernando Reboredo Seara, o sobrinho do almirante Reboredo e consorte da Judite de Sousa - talvez o Adriano Moreira, no ISCPUL, lhe tenha " ajudado" a fabricar uma pomposa licenciatura. E depois da extrema-direita nacionalista e etc, converge no PSD e, com o carisma de diletante que tem, tornou-se num franco-atirador do Centro-Direita, que está aí para as curvas. Niet

Anónimo disse...

Caro Niet:

Desculpe, a culpa deve ser do meu baixo Q.I., mas julgava eu que, no meu propositadamente ligeiro comentário, se há coisa que não há é ingenuidade, antes talvez haja bastante maldade..

Eu, tal como o autor do post, limitei-me à precocidade previsional de Nuno Rogeiro a não à sua carreira que conheço relativamente bem (até sei da sua apreciável cultura musical e gosto pela banda desenhada).