01/12/10

As indemnização por despedimento

Parece que a UE defende que o valor das indemnizações por despedimento deveriam ser reduzidas. Isso é revelador de como evolui a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores - até à pouco tempo, o que o lobby pró-"flexibilização" dizia era "deve ser permitido despedir sem justa causa, desde que se pague uma indemnização ao trabalhador"; agora já é "temos que reduzir o valor das indemnizações".

2 comentários:

Anónimo disse...

De uma perspectiva da esquerda anti-capitalista e mesmo da social-democracia em vias de extinção, a luta de classes agudizada é isso mesmo, a perda de direitos por parte dos trabalhadores. Mas tomemos o caso de Cuba (e deixemos de lado divergências, assumindo que Cuba é um estado governado pelos trabalhadores) onde também se impõem reestruturações: não será justo dizer que tudo isto é fruto de uma economia com características cíclicas, pelo que não pode continuamente crescer e distribuir os dividendos harmoniosamente?

Aprecio o seu esforço por espalhar a mensagem irlandesa, que está a passar, como aliás passou a situação islandesa, ruidosamente ao lado dos portugueses (mesmo os blogosféricos), entretidos a olhar cada um para o seu umbigo numa época que mais não é a única oportunidade de ouro para criar uma alternativa dos últimos 40 anos.

joão viegas disse...

Por favor, parem de escrever (e de pensar) "a UE" !

Se sentirem mesmo necessidade de ser aproximativos, escrevam antes "o Papão" ou o "Demo".

Nos outros casos, vão ver que, de cada vez que se derem ao esforço de substituir a palavra por uma mais exacta, vão aproximar-se do caminho para resolver o problema que vos preocupa...

Ou então, não critiquem aqueles que vendem banha da cobra como remédio exigido "pela realidade" (ou, pior ainda, "pela realidade economica").