04/12/10

Entendam-se. Ou nem por isso.

Pelos vistos, os comunistas do PCG também andam a fazer o jogo do imperialismo norte-americano... Via 5 dias, com comentário venenoso do Jorge Nascimento Fernandes. E relembrando-me uma carta de António José Saraiva a Óscar Lopes, estávamos em 1964, na qual se lamentava: «Na Rússia e na China o público só conhece o que pensa o outro Partido na medida em que o Partido do próprio País o permite. E assim assiste-se à situação absurda de todos os Russos defenderem uma tese, e todos os chineses defenderem a tese contrária, como se fosse uma questão de nacionalidade».

3 comentários:

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Caro José Neves

O meu comentário é venenoso na medida em que as posições do PCP sobre a China são ridículas, para não dizer pior. Basta um partido como o PCG, com tantas afinidades com o nosso, para que o texto do Albano Nunes pareça uma coisa sem nexo. Depois a confrontação entre o Resistir.info e ODiario.info é uma velha guerra minha, pois nunca percebi porque é que aqueles dois se separaram e seguiram caminhos diferentes. Pelos vistos, agora percebe-se.
Espero que a carta que citas do António José Saraiva nada tenha a ver com o meu texto, mas sim unicamente com a imposição de um único pensamento tanto pelo PCUS como PCC. Porque de modo algum defendo um pensamento único.

Zé Neves disse...

caro jorge, bem sei. a carta do saraiva é justamente uma crítica que vai no sentido da crítica da "soberania" partidária e das suas afinidades com o argumento (anti-democrático) das soberanias nacionais.
abç

Miguel Serras Pereira disse...

Desculpem lá, mas gostaria de contribuir com uma interrogação marginal para as muitas e muito pertinentes que vocês aventam.
O alto responsável do PCC que conversou com o PASOK terá dito (copio o texto fornecido pelo Tiago Mota Saraiva no post que o Zé cita): "Somos da opinião de que a continuação da coordenação e do intercâmbio de pontos de vista são importantes, como é o diálogo estratégico entre a Internacional Socialista e o Partido Comunista da China. Temos toda a intenção de continuar a promover este diálogo, porque como descobrimos nas reuniões ao longo dos últimos dois dias, há muitos pontos de acordo entre a Internacional Socialista e a orientação política do Partido Comunista da China”.
A interrogação que vos e me ponho é a seguinte: o que diria o alto responsável do PCP Albano Nunes do estudo de uma proposta de trabalho destinada a considerar a oportunidade política da integração do PCP na Internacional Socialista?

msp