11/12/10

A WikiLeaks, o Cablegate e o Climategate

Também é interessante ver que muitos dos que agora estão indignados com a revelação pela WikiLeaks dos telegramas diplomáticos não tiveram problema nenhum (parece-me que alguns muito pelo contrária) quando esta colaborou na divulgação do conteúdo dos mails de alguns climatologistas.

Poderá se argumentar - "mas isso é mútuo; também as pessoas que agora estão entusiasmadas com a WikiLeaks como «liberdade de expressão» não tiverem esse entusiasmo na altura". É verdade, mas por ocasião do "climategate" a reacção daquilo que, grosso modo, podemos chamar "a esquerda" não foi atacar a WikiLeaks e as outras entidades que divulgaram  os mail ou invocar o "direito ao segredo"; foi negar que os mails revelados afectassem o essencial da discussão sobre o aquecimento global.

2 comentários:

AA disse...

Muito bem, Miguel. Eu já insisti em mais de uma caixa de comentários do Insurgente para que comentassem o cable relativo a esta notícia

http://www.guardian.co.uk/environment/2010/dec/03/wikileaks-us-manipulated-climate-accord

No final de contas, a comunidade científica, ou pelo menos a maioria dela, pede acção urgente contra as emissões, e quem quer o status quo são precisamente os Estados, cuja existência é criticada pelos liberais. (E também são os Estados que financiam a comunidade científica... o fim do Estado não iria implicar que os climatologistas que aparecessem com estes resultados deixassem de receber as suas bolsas de estudos, provavelmente financiadas por grupos económicos?)

Por outro lado, os Estados não estão a fazer mais que agir de um modo paternalista em relação às populações no que toca às emissões, já que baixar as emissões aumentaria o preço da energia e dos transportes e de tudo o que disso depende... no final de contas, os Estados estão a agir coercivamente para que o mercado vença... (é óbvio que quem é "de direita", ao ler este comentário, dirá precisamente o contrário, afinal temos feed-in tariffs para as renováveis e um mercado energético relativamente inexistente)

Ana Cristina Leonardo disse...

Por acaso eu estou com a wikileaks agora e tb. estive com a denúncia dos atropelos climáticos (vamos chamar-lhe assim).
É que isto ou há respeito, ou há respeito.
http://wwwmeditacaonapastelaria.blogspot.com/search/label/Aquecimento%20Global