24/05/11

Frente Censória Unitária

A um primeiro comentário que deixei na caixa dos mesmos de um seu revelador post, Bruno Carvalho respondeu o seguinte:

Pensei seriamente se devia ou não publicar o seu comentário. Normalmente, não permito insultos ou comentários que nada têm a ver com o assunto em questão. Contudo, achei que o devia publicar para deixar claro a todos os que o lêem o seu anti-comunismo primário. Desde que percebeu que sou militante do PCP, encetou uma campanha assanhada e cega contra tudo o que escreva. O senhor não tem um problema de visão política, o senhor necessita de tratamento. Num artigo sobre os resultados eleitorais no País Basco, rastejou e escarafunchou à procura de algo que lhe permitisse atacar os comunistas e o PCP. Como não encontrou nada, inventou esta imbecilidade. Felizmente, e parafraseando-o, o comentário “está aí e é só relê-lo, – mais uma vez, muitas vezes ainda, agora e sempre”. Paz à sua inteligência.

Confesso que não esperava — ingenuidade minha — que BC fizesse a seguir o que fez: ou seja, censurasse a minha paciente réplica aos seus desvarios persecutórios. Aqui a deixo, pois:

Não creio que tenha “pensado seriamente” seja no que for – nem antes nem depois de escrever o seu post. Quanto às “qualidades” que realço na sua escrita, são suas – não se referem a um património comum ou traço de personalidade partilhado por todos os militantes do PCP.
Cada caso é um caso: o meu comentário é uma intervenção concreta sobre uma intervenção concreta – estamos entendidos ou quer que lhe faça um desenho a cores e legendado a maiúsculas?

Perante este novo acto de censura de BC, e tendo em conta o modo como já há tempos a dupla Renato Teixeira/Carlos Vidal anunciou — e cumpriu — que censuraria preventivamente qualquer comentário meu a posts seus, resta-me deixar aos leitores que por aqui passem o trabalho de tirarem as conclusões que entenderem do modo de agir dos três combativos mosqueteiros e da unitária frente censória que, para consternação de mais do que um fiel leitor de outros autores do blogue, decidiram formar no 5dias.








1 comentários:

Niet disse...

O grande problema- a censura ideológica e política- tornou-se, hoje,insuportável e mina, pouco a pouco, a credibilidade de um qualquer projecto teórico e político. Isso é o ABC de qualquer esboço de prática militante ou cultural. A necessidade da crítica é uma das mais fantásticas propostas de Rosa Luxemburg para afastar de cena os " oportunistas " e contra-revolucionários encadeados por Kautsky, Dan e Tsitereli contra Lénine e Trotski. Victor Serge, em páginas admiráveis das suas Memórias, bem nos recorda : " O que existe de terrível quando se procura a verdade, é se a encontramos. Se a encontramos, deixamos de poder seguir, quer os maus caminhos que porventura a envolvesse,quer os clichés demagógicos que a cobriam ". Há um sismógrafo alucinante- verdadeiro indice da luta de classes ideológica?- que nos indica o grau de abertura/censura que é operado no Cinco Dias, blogue de admiráveis e activos combatentes pela liberdade e o direito à Crítica. Com quem se pode dialogar e ter a certeza da sua transparente boa fé e clarividência histórica. As " coisas "- caro MS. Pereira- andavam-se a compôr nos últimos dias,convenhamos. O sr. Bruno Carvalho pegou, no entanto, logo no machado para cortar a raíz aos bons pensamentos e sentimentos. Niet