17/10/14

Miguel Sousa Tavares e os árabes

A respeito disto, confesso que logo na altura estive para fazer um post com clips musicais de Paul Anka e da Shakira, excertos de filmes com Omar Sharif, e capas de livros de Ralph Nader e de Nassim Taleb (depois desisti da ideia porque, pelo contexto, MST estava a falar de países árabes, não de árabes vivendo - e muitos nascidos - no Ocidente).

Por outro lado, se calhar quase todos os destacados artistas, cientistas e intelectuais a nível mundial vivem no Ocidente, mesmo que sejam de origem chinesa, indiana ou árabe.

[O Steve Jobs acho que não contará, já que a sua origem árabe - pelo lado paterno - é puramente biológica, tendo sido adoptado e criado por uma típica família americana "anglo-saxónica"]

6 comentários:

Anónimo disse...

Absoluta falta de charme na critica bisonha e vesga ao MST. O M. Madeira caiu na esparela miserabilista e tropega do Jugular, é evidente. Claro, o MST lê tudo o que há de melhor publicado diariamente no Mundo. Caso contrário, não conseguia escrever. Isto é tão simples de perceber... Salut! Niet

Anónimo disse...

"esparela miserabilista e tropega do Jugular????"

não compreendi, confesso.

qual foi a esparela????

João Branco (JORB) disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Elachi

Miguel Madeira disse...

Atenção que, fazendo uma pesquisa na net, Charles Elachi parece ser maronita, e, ao contrário dos cristãos ortodoxos, a classificação como "árabes" dos maronitas é polémica (exemplo). É um bocado ilógico: dois grupos cristãos que originalmente não falavam árabe e estavam lá "antes" dos árabes; após a conquista árabe ambos adotaram a língua árabe mas mantiveram as suas variantes de cristianismo - ou seja, se uns forem árabes, pela lógica os outros também o serão, já que a sua história é mais ou menos igual; mas as "identidades" nunca tiveram muito de lógico.

De qualquer forma, dá-me a ideia (também pela rápida pesquisa na net...) que esse Elachi participa frequentemente em eventos promovidos por organizações arabe-americanas, o que indicia uma auto-aceitação como "árabe".

Miguel Madeira disse...

Pensando bem, a Shakira também deve ser de origem maronita (mas também parece auto-considerar-se como tendo origens árabes)

Anónimo disse...

O MST não é árabe mas fala e pensa como um camelo. :)