03/06/10

Feriados, Tolerâncias de Ponto e Pontes

Hoje em vários noticiários apareceu (a propósito da proposta das deputadas democratas-cristãs do PS de abolir 3 ou 4 feriados, e provavelmente também por ser feriado) a noticia de que "Portugal tem muitos feriados", e que "os 14 feriados mais as tolerâncias de ponto são 22 dias de trabalho que se perdem".

Sinceramente, não estou a ver como fazem essas contas - quantas "tolerâncias de ponto" costuma haver (e, em principio, só se aplicam à administração pública)? No máximo 4 no Natal e Ano Novo (e mesmo esses muitas vezes pelo sistema de 50% gozam num dia, 50% no outro) e mais a Terça-Feira de Carnaval - o que dará menos 19 dias de trabalho; estarão a contar também com as 3 tolerâncias papais (que foram extraordinárias e, de qualquer forma, só num dia se aplicaram ao país todo)? E, já agora, e todos os feriados que "desaparecem" porque calham ao fim de semana (neste ano, tivemos/teremos a Páscoa*, o 25 de Abril, o 1º de Maio, o 15 de Agosto, o 11 de Dezembro** e o Natal - 6 feriados, mais do que as tolerâncias de ponto)?

O que me dá a ideia é que neste conversa confunde-se muito os conceitos de "tolerância de ponto" e de "ponte" (o facto de em grande parte do país - bem, pelo menos onde eu vivo... - "ponto" e "ponte" pronunciarem-se da mesma maneira na linguagem oral provavelmente contribui para a confusão), e quando se fala dos dias "perdidos" como "tolerâncias de ponto" estão na verdade falando de dias de "ponte" - i.e. dias de férias metidos à segunda ou a sexta quando há um feriado na terça ou na quinta. Mas uma "ponte" mais não é que um dia de férias, que seria gozado noutro dia qualquer se não fosse nesse, logo não há nenhum "perda" de dias de trabalho.

*aliás, o Domingo de Páscoa já por vários anos consecutivos que tem calhado ao fim-de-semana; talvez em 2011 calhe a uma terça-feira?

** aniversário da elevação de Portimão a cidade; aliás, o 13 de Junho também calha ao fim-de-semana

0 comentários: