07/12/10

Ainda a WikiLeaks e a Alemanha nazi

Ainda outro ponto - imagine-se a II Guerra Mundial, sem WikiLeaks, mas com toda a tecnologia actualmente existente.

A informação do género que a WikiLeaks está a divulgar iria há mesma parar ao Estado Maior alemão - afinal, se um (ou vários) desconhecidos no Departamento de Estado norte-americano consegue copiar esses ficheiros e mandá-los para a WikiLeaks, também facilmente um agente infiltrado dos serviços secretos alemães (ou mesmo alguém que simplesmente simpatizasse com o nazismo) poderia copiar esses ficheiros e mandá-los para a Alemanha (no cenário do obscuro funcionário que simplesmente simpatiza com a Alemanha mas não tem contactos com os serviços secretos, como vai fazer? 1º - cria uma conta de mail num dos milhares de serviços de mail existentes; algumas requerem ter outro mail, mas muitas não; 2º - descobre o contacto de alguma embaixada alemã num obscuro país neutro, já que um mail enviado para um endereço .de, .it, .jp, .hu, etc., seria provavelmente bloqueado; 3º - manda um ou vários mails com a informação).

Onde é que eu quero chegar com esta conversa toda - é que a informação que a WikiLeaks divulga provavelmente também seria, de qualquer maneira, facilmente acessível a um serviço secreto estrangeiro (que provavelmente até terá mais meios que a WikiLeaks).

No caso concreto dos telegramas, não me admirava nada que os russos e os chineses (ou talvez mesmo a al-Qaeda) já os conhecessem.

2 comentários:

editado por vasco morais disse...

Além do mais, parece estar toda a gente esquecida de um programa de espionagem chamado ECHELON (ver na Wikipedia, ao menos).

Já agora, o MST também podia ter perguntado como seriam as coisas se os EUA já o tivessem em 39. .

M. Abrantes disse...

As virtudes e defeitos da Wikileaks estão muito longe de ser claros. Vai dar para muitos artigos de jornal, posts, filmes, livros, you name it.

Mas sabe-se lá que porra teria acontecido com uma Wikileaks na IIGuerra! Como podem falar com a certeza de quem vai à loja aviar pêras?